Pesquisar
Close this search box.
/
/
Patagonia: a marca que pede para você consumir menos

Patagonia: a marca que pede para você consumir menos

Um dos símbolos máximos do chamado capitalismo consciente, a empresa californiana de Patagonia é apontada como uma das mais inovadoras do mundo.

Um dos símbolos máximos do chamado capitalismo consciente, a empresa californiana de roupas esportivas Patagonia é apontada como uma das mais inovadoras do mundo. Ao contrário de muitas companhias, ela defende que as pessoas comprem pouco – e isso inclui seus próprios produtos. Em 2011, por exemplo, lançou durante a Black Friday a campanha “Don’t Buy This Jacket” para reduzir o consumo desnecessário. A marca também promove campanhas para ajudar os clientes a conservarem suas roupas e seus equipamentos por mais tempo e comprar roupas usadas. As peças são revendidas no portal wornwear, com desconto para impedir que entrem no fluxo de resíduos. Confira, a seguir, a entrevista com J.J. Huggins, porta-voz e responsável pela área de PR da Patagonia:

QUAL É A FÓRMULA DO SUCESSO DA PATAGONIA?
Ter uma declaração de missão muito bem clara e definida: construir o melhor produto, não causar danos desnecessários e usar o nosso negócio para inspirar e implementar soluções para a crise ambiental.

O QUE MAIS CONTRIBUI PARA A IDENTIFICAÇÃO DAS PESSOAS COM A COMPANHIA?
A Patagonia cresceu a partir de uma pequena empresa que fazia ferramentas para escaladores. O alpinismo permanece no coração dos nossos negócios mundiais por meio de roupas para escalada, assim como esqui, snowboard, surf, pesca, remo e corrida em trilha. São todos esportes silenciosos. Nenhum requer um motor. Nenhum rouba aplausos da multidão. Em cada esporte, a recompensa vem da graça e dos momentos duradouros de conexão entre nós e a natureza.

TRATA-SE, PORTANTO, DE UM REFLEXO DE VALORES GENUÍNOS?
Sim. Nossos valores refletem os de um negócio iniciado por um grupo de escaladores e surfistas com seus estilos minimalistas de ser. A abordagem que adotamos para o design de produtos demonstra uma tendência à simplicidade e utilidade. Para nós, da Patagonia, o amor por lugares selvagens e belos exige participação na luta para salvá-los e para ajudar a reverter o declínio ambiental de nosso planeta. Doamos nosso tempo, serviços e pelo menos 1% de nossas vendas a centenas de grupos ambientalistas de todo o mundo que trabalham para ajudar a reverter essa maré. Sabemos que nossa atividade comercial – de lojas de iluminação a camisas de tingimento – cria poluição como subproduto. Então, trabalhamos constantemente para reduzi-lo. Usamos poliéster reciclado em muitas de nossas roupas e algodão orgânico para evitar o uso de pesticidas. Permanecer fiel aos nossos valores essenciais durante mais de 40 anos nos ajudou a criar uma empresa para a qual temos orgulho de trabalhar.

Leia mais:
Quais as tendências nas relações de consumo para 2019?
5 das 10 empresas mais inovadoras da América Latina são brasileiras
“As nossas opções de consumo ainda são egoístas”, diz especialista em tendências

COMO TORNAR UM CLIENTE FIEL?
A garantia é a melhor forma de fidelizarmos os nossos. Garantimos tudo o que fazemos. Se um cliente não estiver satisfeito com um de nossos produtos, ele poderá devolvê-lo para reparo, substituição ou reembolso. Isso permite que nossa equipe faça o que é certo para o cliente, gerando novos negócios.

A BATALHA CONTRA O PRESIDENTE DONALD TRUMP CONTINUA?
As ações ilegais do Presidente Trump para reduzir as áreas de preservação ambiental Bears Ears National Monument e Grand Staircase Escalante National Monument nos chamou para a responsabilidade compartilhada de proteger lugares icônicos para as gerações futuras. Trata-se da maior eliminação de terras protegidas na história americana. Apresentamos uma ação desafiando a revogação dessa medida e seguiremos lutando para proteger esses lugares. Essa luta começou quando fomos fundados e vai continuar nos tribunais.

CONFIRA A EDIÇÃO ONLINE DA REVISTA CONSUMIR MODERNO

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]