Pesquisar
Close this search box.
/
/
5 das 10 empresas mais inovadoras da América Latina são brasileiras

5 das 10 empresas mais inovadoras da América Latina são brasileiras

Ranking das empresas mais inovadoras do mundo, realizado pela Fast Company, traz recorte com boas notícias para o mercado nacional. Confira todos os destaques

Vivemos em tempos digitais, todos sabemos. As mudanças são extremamente velozes, comportamentos são efêmeros, tecnologias evoluem (ou desaparecem) em um ritmo nunca antes visto. Em um contexto como esse, é natural que o conceito de inovação se transforme em uma obsessão do mercado global. E, é claro, é preciso reconhecer os atores que levam seu significado a patamares altos. Anualmente, a Fast Company divulga seu ranking Empresas mais inovadoras do mundo.

A edição de 2018 analisou mais de 350 empresas de todo o mundo em 36 categorias. A ideia é elencar os players que transformam o nível tecnológico da sociedade ao mesmo tempo em que se preocupam com questões sensíveis, como sustentabilidade. Enfim, organizações que têm um olhar global sobre cada necessidade social e geográfica.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

O ranking geral, claro, traz nomes já bem conhecidos, que se mantém em bons postos já há alguns anos. Veja:

1-    Apple;
2-    Netflix;
3-    Square;
4-    Tencent;
5-    Amazon;
6-    Patagonia;
7-    CVS Health;
8-    The Washington Post;
9-    Spotify;
10-    NBA;
11-    Marvel Studios;
12-    Instagram;
13-    Stitch Fix;
14-    SpaceX;
15-    Walmart

América Latina

O estudo também analisa diversos setores do mercado, como Inteligência Artificial, Biotech, Design, entre outros. A Fast Company também analisa regiões globais separadamente – África, China, India, América Latina, etc.
No mercado latino-americano, temos uma surpresa boa para os brasileiros: cinco das dez empresas elencadas como mais inovadoras têm DNA tupiniquim – duas a mais que em 2017. Veja o ranking:

1-    Semtive;
2-    Satellogic;
3-    Nubank;
4-    Apli;
5-    99 (foi comprada pela Didi Chuxing, mas nasceu no Brasil);
6-    BovControl;
7-    Magazine Luiza;
8-    CargoX;
9-    Ruta N;
10-  Wild Gum

As protagonistas nacionais

A FC analisa o protagonismo de cada um dos players. A Nubank ganhou o terceiro posto em decorrência do seu modelo de negócio – soluções bancárias com taxas mais baixas e que propõe atender, inclusive, o grande número de pessoas não bancarizadas no país.

A 99, em quinto lugar, teve o reconhecimento pelo seu sistema de distribuição de corridas, que vale tanto para táxis como para motoristas particulares (o 99POP). Em sexto lugar, a BovControl é especializada em coleta e análise de dados para fazendeiros. Sua ferramenta auxilia em fatores como a produção de leite e carne com maior qualidade, análise de vacinação e temperatura dos animais, entre outros indicadores.

O Magazine Luiza, que aparece em sétimo lugar, está no ranking pela segunda vez (apareceu também na lista de 2014). Sua presença na seleção latino-americana é um reconhecimento por todo o esforço que a empresa vem fazendo para se digitalizar. Investimentos como o Luiza Labs e ações de incentivo dos colaboradores para utilizar as redes sociais nas vendas são citados  pela FC como um destaque.

Em oitavo lugar ficou a CargoX, empresa que conecta organizações que precisam de caminhoneiros para levar cargas ou entregas. No fim de 2017, a empresa anunciou uma rodada de investimentos US$ 20 milhões, que foram investidos em fatores como a integração do GPS, que potencializa a precisão dos dados de localização que o usuário utiliza para mapear a carga.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]