Vivemos em tempos digitais, todos sabemos. As mudanças são extremamente velozes, comportamentos são efêmeros, tecnologias evoluem (ou desaparecem) em um ritmo nunca antes visto. Em um contexto como esse, é natural que o conceito de inovação se transforme em uma obsessão do mercado global. E, é claro, é preciso reconhecer os atores que levam seu significado a patamares altos. Anualmente, a Fast Company divulga seu ranking Empresas mais inovadoras do mundo.
A edição de 2018 analisou mais de 350 empresas de todo o mundo em 36 categorias. A ideia é elencar os players que transformam o nível tecnológico da sociedade ao mesmo tempo em que se preocupam com questões sensíveis, como sustentabilidade. Enfim, organizações que têm um olhar global sobre cada necessidade social e geográfica.
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O ranking geral, claro, traz nomes já bem conhecidos, que se mantém em bons postos já há alguns anos. Veja:
1- Apple;
2- Netflix;
3- Square;
4- Tencent;
5- Amazon;
6- Patagonia;
7- CVS Health;
8- The Washington Post;
9- Spotify;
10- NBA;
11- Marvel Studios;
12- Instagram;
13- Stitch Fix;
14- SpaceX;
15- Walmart
América Latina
O estudo também analisa diversos setores do mercado, como Inteligência Artificial, Biotech, Design, entre outros. A Fast Company também analisa regiões globais separadamente – África, China, India, América Latina, etc.
No mercado latino-americano, temos uma surpresa boa para os brasileiros: cinco das dez empresas elencadas como mais inovadoras têm DNA tupiniquim – duas a mais que em 2017. Veja o ranking:
1- Semtive;
2- Satellogic;
3- Nubank;
4- Apli;
5- 99 (foi comprada pela Didi Chuxing, mas nasceu no Brasil);
6- BovControl;
7- Magazine Luiza;
8- CargoX;
9- Ruta N;
10- Wild Gum
As protagonistas nacionais
A FC analisa o protagonismo de cada um dos players. A Nubank ganhou o terceiro posto em decorrência do seu modelo de negócio – soluções bancárias com taxas mais baixas e que propõe atender, inclusive, o grande número de pessoas não bancarizadas no país.
A 99, em quinto lugar, teve o reconhecimento pelo seu sistema de distribuição de corridas, que vale tanto para táxis como para motoristas particulares (o 99POP). Em sexto lugar, a BovControl é especializada em coleta e análise de dados para fazendeiros. Sua ferramenta auxilia em fatores como a produção de leite e carne com maior qualidade, análise de vacinação e temperatura dos animais, entre outros indicadores.
O Magazine Luiza, que aparece em sétimo lugar, está no ranking pela segunda vez (apareceu também na lista de 2014). Sua presença na seleção latino-americana é um reconhecimento por todo o esforço que a empresa vem fazendo para se digitalizar. Investimentos como o Luiza Labs e ações de incentivo dos colaboradores para utilizar as redes sociais nas vendas são citados pela FC como um destaque.
Em oitavo lugar ficou a CargoX, empresa que conecta organizações que precisam de caminhoneiros para levar cargas ou entregas. No fim de 2017, a empresa anunciou uma rodada de investimentos US$ 20 milhões, que foram investidos em fatores como a integração do GPS, que potencializa a precisão dos dados de localização que o usuário utiliza para mapear a carga.