/
/
Após 149 anos, os tubos de pasta Colgate finalmente serão recicláveis

Após 149 anos, os tubos de pasta Colgate finalmente serão recicláveis

Exemplo de respeito ao consumidor até o pós-venda, Colgate torna tubos de pasta de dente recicláveis, mostrando preocupação com o descarte de produto

Só nos Estados Unidos, os consumidores americanos jogam um bilhão de tubos de pasta de dente Colgate por ano no lixo, que acabam em aterros sanitários. Mas essa história vai mudar. A partir de março deste ano, a Colgate espera que cada tubo de pasta de dente do seu portfólio americano seja reciclável até final de 2023, e globalmente até 2025.

A equipe da Colgate passou mais de cinco anos redesenhando os tubos de pasta da marca para que chegassem ao resultado. Os tubos de plástico da Colgate eram feitos de uma variedade de materiais. E continham uma fina camada de alumínio para manter a pasta de dente fresquinha e saborosa, além de vários outros tipos diferentes de plástico. Porém, a maioria dos programas municipais de reciclagem nos EUA não recebe produtos feitos de materiais mistos para reciclagem.

Greg Corra, diretor mundial de embalagens e sustentabilidade da Colgate-Palmolive, empresa-mãe da Colgate, disse em entrevista a veículos americanos que, “o design dos tubos era focado na funcionalidade e não no que aconteceria com ele no final de sua vida”.

No entanto, com a agenda ESG sendo amplamente debatida no board de grandes indústrias, aliada a pressão de consumidores preocupados com a poluição plástica que está destruindo nosso planeta, iniciativas como a da Colgate começam a despontar.

Para se ter uma ideia, desde que o plástico foi popularizado no início da década de 1950, 8,3 bilhões de toneladas dele foram produzidas. Hoje, segundo estatísticas americanas, geramos 300 milhões de toneladas de resíduos plásticos por ano. Apenas 9% de todo o plástico produzido é reciclado, enquanto 12% é incinerado. Um processo que lança gases de efeito estufa na atmosfera de forma massiva. De outro lado, a grande maioria desse resíduo,79%, acaba em aterros sanitários ou na natureza. Como o plástico não se biodegrada, ele simplesmente se desintegra em pequenos pedaços chamados microplásticos que, por diversos fatores ele acaba em nossos oceanos, envenenando animais e, posteriormente, os humanos.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

O segredo da renovação

A Colgate revela que a chave para essa mudança foi o uso de um único material, para que este possa ser reciclado. A empresa usa polietileno de alta densidade, o mesmo usado para fazer garrafas de detergente. Inicialmente, o problema era que a maioria do PEAD (sigla do material plástico no Brasil) é rígido, dificultando o ato de espremer o tubo para que a pasta de dente saia. No entanto, depois de muitas pesquisas, seu engenheiros perceberam que poderiam colocar diferentes graus de PEAD em camadas, o que permitiu a criação de um tubo fácil de se espremer. Compatível com a reciclagem de PEAD, o novo tubo é classificado como plástico #2. O segredo da renovação da Colgate para tubos de pasta recicláveis estava em misturar e combinar diferentes graus do mesmo material, o que o deixaria reciclável.

A tampa do tubo, no entanto, é feita de polipropileno (ou plástico #5, para reciclagem). Na maioria dos casos, os clientes poderão jogar o tubo e a tampa na lixeira. Mas, como as regras de reciclagem variam de local para local, alguns recicladores preferem que os consumidores removam a tampa antes de descartar o tubo para reciclagem. Por outro lado, o resíduo de pasta de dente deixado no tubo não agride o meio ambiente,  já que a pasta de dente é solúvel em água e os tubos são lavados durante o processo de limpeza nos pontos de reciclagem.

A Colgate informou que a nova embalagem reciclável estreará em suas linhas Cavity Protection, Max Fresh Cool, Total Whitening e Optic White. E trará a frase “Recicle-me!”, para alertar os consumidores sobre a importância da reciclagem e o descarte correto.

Consciência e novos hábitos

Mesmo com iniciativas como essa, alguns ativistas argumentam que o melhor seria erradicar o plástico dos produtos completamente, pois, na visão deles, não há garantia de que o consumidor faça o descarte corretamente para a reciclem e, mesmo que o faça, alguns responsáveis pelo processo de reciclagem acabam enviando plástico para aterros sanitários de qualquer maneira. Nesse ciclo, a grande questão é: consumidores e sociedade são capazes de mudar seu comportamento? Parece que em alguns setores da indústria essa consciência já despertou.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente


+ Notícias

Simplicidade e humildade: os caminhos para tornar a agenda ESG acessível a todos

65% dos brasileiros acreditam que a agenda ESG precisa focar no desemprego

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]