As vendas para o Dia dos Pais recuaram 0,8% em 2015, em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Em 2014, as vendas superaram em 1,2% o resultado de 2013.
De acordo com a instituição, com base na projeção de uma nova queda real no faturamento do comércio varejista no Brasil, em agosto, a FecomercioSP estimou que o faturamento no varejo foi 4,5% menor do que em 2014 (descontada a inflação) ou mais de R$ 1,8 bilhões a menos do que no ano passado.
O mau desempenho nas vendas, segundo a Boa Vista SCPC, se deve ao cenário macroeconômico com mercado de trabalho desaquecido e elevadas taxas de juros e de inflação que continuam minando a confiança do consumidor, o que consequentemente reduz o poder de compra.
O cálculo do volume de vendas para esta data é baseado em uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Boa Vista SCPC, com abrangência nacional. Para a data foram consideradas as consultas realizadas no período de 1 a 9 de agosto de 2015, comparadas às consultas realizadas entre 2 e 10 de agosto do ano passado. A variação no faturamento, por sua vez, é estimada com base na variação e na participação das consultas, e na projeção da FecomercioSP para o faturamento da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE.
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