A Boa Vista SCPC lançou uma solução que aplica inteligência analítica para analisar o perfil dos consumidores das empresas e identificar quais são os mais propensos a determinadas ações, de marketing, vendas, crédito e cobrança.
Para chegar a definição dos perfis, a área de Analytics da Boa Vista SCPC utilizou a metodologia estatística de clusterização, que agrupa indivíduos com características semelhantes e os separa em grupos diferentes.
Os perfis definidos, inicialmente, foram: desbravadores (homens e mulheres jovens de baixa rena), ambiciosos (homens e mulheres de classe média), chefes de família (homens e mulheres de baixa renda), pessoas de negócio (homens e mulheres adultos de alta renda) e seniores (homens e mulheres idosos de baixa renda).
A solução, chamada de de Segmenta, permite que as empresas definam, assim, iniciativas mais personalizadas de marketing de acordo com cada perfil. A ideia é aumentar a conversão de vendas.
No segmento de crédito e cobrança, as empresas também se beneficiam, segundo a Boa Vista SCPC. Ao identificar o principal perfil de devedor, a empresa pode escolher um meio mais adequado para efetuar a cobrança, como o envio de SMS, mala direta ou mesmo telemarketing, no caso dos mais velhos.
O Segmenta pode ser usado ainda como ferramenta de geomarketing, porque auxilia na escolha de uma determinada região para abertura de um novo negócio ou investimento em mídia. E mais, é ideal para a identificação de novas oportunidades de negócios.
De acordo com a diretora de produtos da Boa Vista SCPC, Maria Dolores Gil de Oliveira, o Segmenta foi desenvolvido com informações cadastrais, geográficas e de consulta ao SCPC, com o objetivo de agrupar pessoas com perfis semelhantes entre si. “A solução é viável para empresas de todos os portes e ramos de atividade”, diz a diretora.