Pesquisar
Close this search box.
/
/
Pão de Açúcar testa novos formatos de venda para agilizar rotina do consumidor

Pão de Açúcar testa novos formatos de venda para agilizar rotina do consumidor

Pré-escaneamento e sistema "Shop and Go" passam por testes na unidade física no Jardim Paulista. Expectativa é reduzir o tempo nos horários de pico de venda

Com o dia a dia agitado das grandes metrópoles, o tempo é um item valioso. Pensando em otimizar a vida do consumidor, o Pão de Açúcar inicia testes de modelo de venda mais rápidos que os métodos convencionais. Com a pergunta “olá, quer ganhar tempo registrando suas compras comigo?”, a iniciativa segue o projeto de experimentações da rede, iniciado na unidade laboratório no Jardim Paulista, em São Paulo.

(crédito: divulgação)

Com o pré-scanning ou pré-escaneamento, os colaboradores da loja ficam equipados com um leitor móvel e abordam clientes para realizar o procedimento. Com o scanner, o operador inicia o registro dos itens, retirando e colocando as compras novamente no carrinho.

Ao final, o operador entrega um QR Code (código de leitura rápida) ao consumidor e o direciona para a seção de autoatendimento com o registro dos produtos. O teste do formato começou em janeiro deste ano com mais de 3 mil atendimentos otimizados.

Outra iniciativa também em operação na unidade na capital paulista é o formato “Shop and Go”. Nele, o cliente pode realizar suas compras na loja física e solicitar que todos os produtos sejam entregues em sua casa em até quatro horas. O pagamento também é realizado no momento em que o consumidor recebe seu pedido no endereço informado.

Lucas Zanon Arantes, diretor de Operações do Pão de Açúcar, destaca que apesar do uso de novas tecnologias na etapa do pagamento, o lema do grupo é sempre manter o contato humano com o cliente. “O grande diferencial do Pão de Açúcar é o contato humano, ele faz parte da existência do que o Pão de Açúcar traz como diferencial de marca e o que a gente visualiza de conexão do cliente com a marca. A gente está com uma oportunidade sim de tecnologia, mas sem perder essa capacidade de conectar o colaborador, o contato humano que é a essência da marca e que a gente acredita que não vá sair do varejo”, afirma.

Adesão

O método de pré-escaneamento, já em funcionamento na unidade laboratório do Grupo, registrou um aumento de adesão dos clientes, conta Lucas. “Na primeira semana, foram 324 clientes abordados. Na última semana, foram 805. Eles conseguem agrupar 100% dos itens em um único através de um dispositivo móvel. A gente consegue perceber uma aderência dos consumidores”, diz.

QR Code gerado pelo escaner dos atendentes (crédito: divulgação)

Sobre a economia de tempo, o diretor de Operações aponta que, em média, 20% da transação é otimizada. “Em média, o número que temos, entre o momento que ele é atendido, é que conseguimos economizar cerca de 20% do tempo de atendimento. E tem muito mais relevância de economia de tempo em cestas maiores do que em cestas menores, por exemplo”, comenta.

Em relação à implementação em outras lojas do Pão de Açúcar, Lucas afirma que os testes têm sido positivos e que o serviço será disponibilizado em unidades com perfil mais tecnológico e com grande fluxo nessa etapa da jornada de compra.”Nós temos uma evolução que queremos fazer aqui ainda, antes de expandir. A gente pensa em lojas de maior relevância de fluxo de cliente nesse momento da jornada para já começar esse planejamento de implementar esse recurso”, finaliza.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]