/
/
País emitiu 100 milhões de NFC-e em 2014

País emitiu 100 milhões de NFC-e em 2014

Sistema transmite de dados em tempo real e foi adotado por 15 mil empresas em menos de 1 ano

Depois de indústria e atacado aderirem à Nota Fiscal Eletrônica, a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) teve bons resultados no varejo. Implantada em março de 2014, superou 100 milhões de emissões por 15 mil empresas do País. 

A NFC-e transfere os dados da compra para o smartphone ou tablet do consumidor e diminui a emissão de papeis para notas fiscais. Para o varejista, a principal vantagem é que o projeto não vai exigir hardware porque é totalmente ligado ao software e à Internet. Alivia a necessidade de lacração e do equipamento de impressora fiscal.

Já o consumidor ganha a conveniência nos casos de uma eventual perda da nota fiscal. Se isso acontecer, ele poderá acessá-la diretamente do site da Receita Federal, que guardará os dados de todas as compras realizadas.

Finalmente, para os governos, surge a possibilidade de criar programas de incentivo à nota fiscal eletrônica com sorteios e outros tipos de iniciativas.

De acordo com a Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil), a aceitação é considerada de ?ótimo nível?, considerando que ainda não vigora a obrigatoriedade legal para a adoção do documento, que começa a valer em 2016.

Dos 27 Estados, apenas Santa Catarina ainda não optou por implantar o projeto. Dos 26 Estados que disseram sim à NFC-e, 15 já estão emitindo o documento: Acre, Amazonas, Sergipe, Maranhão, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Pará, Paraíba, Rondônia, Roraima, Piauí, Paraná, Bahia e Rio de Janeiro.

Os estados mais avançados no processo, até agora, são Amazonas, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, também os pioneiros na implantação em todo o País. Os códigos de barras são considerados fundamentais em todo o processo, desde a automação logística até chegar ao consumidor final.

Para o líder nacional do projeto da NFC-e pelo Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários (Encat) e agente fiscal de rendas da Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo, Newton Oller, trata-se de uma ?revolução?.

?A ferramenta simplifica o processo para o estabelecimento varejista ao eliminar exigência da impressora, do credenciamento da máquina e do mapa de resumo de caixa”, destacou através de nota.

A nota fiscal do consumidor contém um campo específico destinado ao chamado GTIN (sigla em inglês para Número Global de Item Comercial). Padronizar essa numeração e formatar o código de barras é tarefa da Associação Brasileira de Automação.

Segundo a entidade, o GTIN facilita a gestão de estoque de produtos, a rastreabilidade e estimula a automação na cadeia de suprimentos, além de ser um facilitador na captura dos dados dos produtos para o início do faturamento e emissão da NFC-e. 

A expectativa é que, nos próximos cinco anos, a grande maioria das empresas troque a impressora fiscal pelo documento eletrônico.

Leia mais:

Nota fiscal do consumidor: facilidade para varejistas

Serviços Financeiros – Obrigatoriedade da NFC-e ainda deve demorar

Nota fiscal eletrônica e os benefícios para o varejo e consumidores

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]