/
/
Nota fiscal do consumidor: facilidade para varejistas

Nota fiscal do consumidor: facilidade para varejistas

Estimativa é que a maioria dos Estados do País a estejam utilizando até 2018. Economia para o varejista chega a R$ 3 mil

A Nota Fiscal do Consumidor (NFC-e), aquela que transfere os dados da compra para o smartphone ou tablet e que diminui a emissão de papeis para notas fiscais, já foi aprovada pelo Governo Federal. Os Estados foram orientados a adotarem a nova forma. Por enquanto, ela é obrigatória só no Amazonas, mas a tendência é que se espalhe por vários Estados do País. O Matogrosso vai implantá-la em 1° de julho e no Rio Grande do Sul, o uso é opcional. Estimativa é que até 2018, a maioria dos varejistas do Brasil troque a nota fiscal tradicional pela NFC-e.

Leandro Felizali é diretor comercial da Vinco, uma das empresas fornecedoras de tecnologia para o processo. Ele explica que cada Secretaria de Estado da Fazenda pode decidir quando usará e se usará a NFC-e. No entanto, ele acredita ser natural que haja uma pressão natural do próprio varejo para que esse processo seja adotado por conta da real economia que ele oferece. As 40 empresas que participaram do projeto piloto se mostraram favoráveis.

Um eventual ponto negativo seria a necessidade essencial de sinal de Internet para que o sistema funcione. Dessa forma, há a hipótese de que alguns pontos isolados do Brasil ? em Estados com menos infraestrutura ? ocorra um atraso no início das operações, justamente pela ausência do sinal. 

Ainda segundo Felizali, para o varejista, a principal vantagem é que este é o único projeto que não vai exigir hardware porque é totalmente ligado ao software e à Internet. Alivia a necessidade de lacração e do equipamento de impressora fiscal. ?Isso significa uma economia de R$ 3 mil só de saída. E ainda vai pagar só a mensalidade do software. O custo mensal tende a ser reduzido em até 50%. Facilita para o varejista e também para o consumidor, que recebe a nota instantaneamente em seu smartphone?, conta.
 
Além disso, se o consumidor eventualmente perder a nota fiscal, poderá acessá-la diretamente do site da Receita Federal, que guardará os dados de todas as compras realizadas. Este processo se faz importante em casos de troca de produtos, como o Procon permite.

O diretor da Vinco explica que no processo antigo, era exigido uma impressora lacrada. ?Além do hardware, que é caro, é uma grande dificuldade homologar esse equipamento, abrir um checkout um ponto de venda, autorizado pelo fisco. Com o novo sistema, não. Instalou o software, conectou a Internet, está funcionando. É uma grande revolução?, comenta.

E como não vai depender de hardware, esse software poderá ser colocado em equipamentos portáteis: ?Em um box no shopping ou em uma feira livre, onde o comerciante quiser?, diz.

Estes equipamentos e esta tecnologia que já está implantada no Amazonas, Rio Grande e em julho no Mato Grosso, não é a Secretaria da Fazenda que está disponibilizando e sim uma iniciativa da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). A Vinco é uma empresa especializada em soluções de integração de dados fiscais para empresas de informática e escritórios de contabilidade e fornece a tecnologia para os sistemas.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]