/
/
Pac Man e suas lições de sustentabilidade para a vida

Pac Man e suas lições de sustentabilidade para a vida

O lendário jogo Pac Man parece não ter nada a ver com sustentabilidade, mas o game foi inspiração para uma das soluções sustentáveis mais criativas já vistas.

O Pac Man Solution é um satélite que está em órbita para limpar o lixo espacial deixado por pequenos satélites lançados, que podem prejudicar outros satélites e astronautas, lançado pela École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL) da Suíça.

A solução prende satélites menores com uma espécie de rede e depois queima tudo ao tirá-los de órbita.

Mas as maiores lições que se tira do Pac Man Solution, cuja missão parece pequena, mas que tem uma importância extrema para deixar o universo mais limpo (nossa sujeira já ultrapassou os limites terrestres) para futuras pesquisas,  são:

1. Planejamento para o futuro
A École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), responsável pelo projeto, pensou no impacto do lixo espacial em lançamentos de futuros satélites. A lição que tiramos disso é o princípio mais básico de sustentabilidade: limpe a sua sujeira para que futuramente outros não sofram com ela.

2. Limpe sua bagunça
Seja responsável pela sujeira que deixou para trás. Parece simples, mas é extremamente complexo na hora de ser executado.

3. Seja criativo
A EPFL jogou for a muitas propostas de como limpar o espaço antes de surgir com o Pac Man Solution. Seja criativo ao reciclar, não tenha medo de reutilizar algumas partes do seu lixo. O que você joga fora, é subsistência para muitos, então, por que não aproveitar?

* Com informações do site Clapway.

 

LEIA MAIS:

Veneno de cascavel poderá ser usado como medicamento

França proibe contratação de modelos excessivamente magras

Como o Brasil pode reduzir os gases do efeito estufa

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]