Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como o Brasil pode reduzir os gases do efeito estufa

Como o Brasil pode reduzir os gases do efeito estufa

País precisa neutralizar as emissões de carbono até 2050, mas é preciso atenção às necessidades existentes hoje

Desmatamento zero, aumento da produtividade agropecuária, menos combustíveis fósseis, mais usinas eólicas, solares e de biomassa, maior uso de transporte público e bicicletas e maior eficiência energética do transporte rodoviário.

Essa é a proposta do Observatório do Clima (OC), rede que reúne 37 entidades da sociedade civil para discutir as mudanças climáticas no Brasil. O Observatório lançou na sexta-feira, dia 26, uma proposta de metas que mostra como o país pode limitar suas emissões de gases de efeito estufa ao equivalente a um bilhão de toneladas de gás carbônico até 2030, uma redução de 35% em relação a hoje. Em longo prazo, essa seria a contribuição do Brasil para reduzir consideravelmente o risco que o aquecimento global representa para o planeta.

Em dezembro, o país participa da 21ª Conferência do Clima das Nações Unidas, em Paris. A ideia é que a Conferência termine em um pacto internacional com o objetivo de impedir que a temperatura aumente mais do que dois graus Celsius, consenso científico e político internacional de limite máximo para evitar uma catástrofe climática. Como o governo brasileiro ainda não se posicionou sobre as bases da INDC (Contribuições Nacionalmente Determinadas Pretendidas, na sigla em inglês), o Observatório do Clima sugeriu uma meta voluntariamente.

?Queremos mostrar que podemos ser ambiciosos, esse número não é jogado ao céu, estamos dizendo que dá para fazer sem nenhum sacrifício, não vamos restringir o consumo ou o crescimento. Pegamos as projeções de crescimento e as usamos para fazer a meta?, disse Tasso Azevedo, engenheiro e coordenador do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa do OC.

Apesar de estar longe de contribuir para o aquecimento global como a China (que é responsável por 22% das emissões de carbono) ou os Estados Unidos (13%), o Brasil está entre os dez maiores emissores de CO2 do planeta (com 3%). Contudo, se o governo vai cumprir as metas ou não, é outra discussão.

?Não há uma punição nessa Conferência, a não ser de cunho moral, ou seja, de não cumprir com o que você se comprometeu. Ao contrário do que a gente pensa, isso tem muito peso. Existe uma discussão sobre como os acordos de comércio podem utilizar o cumprimento ou não das metas de clima como algum tipo de compensação?, afirma André Ferreira, diretor-presidente do Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema).

Efeitos no cotidiano
Indústria e transportes correspondem a 75% das emissões de gases do efeito estufa. Mas os efeitos recaem sobre todos os brasileiros. Para se ter ideia, um aumento de três graus de temperatura média do planeta derruba 20% do potencial hidrelétrico do país. Há 10% de chance de a temperatura média global aumentar seis graus, o que resultaria em um colapso econômico e total caos.

?Mudanças climáticas têm relação com a economia e com a qualidade de vida. Segundo o Atlas de Desastres Naturais da UFSC, entre 1991 e 2012, 127 milhões de brasileiros foram afetados por desastres naturais. Nos últimos dez anos desse período, tivemos um índice de registro de desastres naturais de um por dia. Entre janeiro e junho, tivemos 1054 municípios que decretaram estado de emergência por causa de desastres naturais. Isso é o que está acontecendo hoje, se não reduzirmos as emissões, o impacto será muito maior?, explica Carlos Rittl, secretário-executivo do OC.

O mês de maio foi o mais quente da história, o que resultou na morte de sete mil pessoas na Índia. Se o planeta não agir logo, as consequências podem ser desastrosas. ?A última vez em que tivemos uma variação de dois graus na temperatura média do planeta foi a última era glacial. A temperatura média do nosso corpo é de 36 graus, se aumenta dois graus você tem febre. Imagine seis?, diz Azevedo.

Fonte: Galileu.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]