O padrão de beleza mostrado na mídia é o pneuzinho zero, a barriga negativa e nada de celulite. Com isso, doenças como a anorexia tornam-se cada vez mais comuns e a angústia de meninas e mulheres, principalmente as adolescentes, em atingir o corpo ?perfeito? traz grandes prejuízos.
A França, um dos maiores centros da moda no mundo, tomou uma medida extrema na luta contra a anorexia: agora, agentes e empresas que contratarem modelos excessivamente magras serão punidas com multa e até prisão.
A nova legislação
A atividade de modelo está suspensa para qualquer pessoa que tiver um índice de massa corporal (IMC) abaixo dos níveis propostos pelas autoridades de saúde e decretados pelos ministros da saúde e do trabalho.
Isso quer dizer que para serem aceitas em um trabalho, as modelos francesas precisam ter um IMC de, no mínimo, 18 ? uma mulher de 1,75 m deve pesar 55 kg, por exemplo. A multa pode chegar a 75 mil euros e o agente pode enfrentar até seis meses de reclusão.
Além dessa nova regra, todas as peças publicitárias que trazem corpos com alterações feitas no Photoshop deverão conter indicações.
Fonte: Hypeness.