Na hora de pensar em um item para presentear as mães, as flores não são os itens preferidos. Segundo pesquisa da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), na lista dos itens com maior intenção de compra para a data estão as roupas, calçados, bolsas e acessórios, com 40% da intenção de compra neste ano.
Em 2015, esses itens também estavam na primeira colocação, com o mesmo porcentual de intenção. Em segundo lugar aparecem as joias,bijuterias, perfumes e cosméticos, com 22% da intenção. No ano passado, 20% dos brasileiros tinham essa intenção.
As flores ficaram em terceiro lugar, com 8% na intenção – número maior que os 6% registrados em 2015. Como era de se esperar, itens da linha branca e eletroeletrônicos aparecem com baixa intenção de compra, por serem mais caros e dependerem de crédito. “Vê-se, claramente, que o bolso do brasileiro não comporta itens de maior valor nesse momento”, disse, em nota, Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais de São Paulo (Facesp).
Apesar de baixa, a intenção dos brasileiros de comprar esses itens aumentou em relação a 2015. Os produtos da linha branca (geladeira, fogão, micro-ondas e máquina de lavar) foram citados por 8% dos entrevistados contra apenas 4% da pesquisa do ano passado. Já o item “Outros eletrodomésticos” foi apontado por 4% dos consumidores neste ano ante 0% em 2015.
“Sabemos que, em decorrência da insegurança e do difícil acesso ao crédito, os bens duráveis não estão nos planos imediatos dos consumidores. O que a pesquisa indica, contudo, é que eles ainda têm o desejo de comprar esses itens para a mãe e para o lar. Ou seja, quando a situação econômica melhorar, essas compras devem se concretizar”, finaliza Burti.
Do universo de pessoas que pretendem comprar presentes para o Dia das Mães, 22% não sabem o que vão dar, conforme tabela abaixo.