Pesquisar
Close this search box.
/
/
Os gêmeos estão se multiplicando

Os gêmeos estão se multiplicando

Estudo inédito feito pela USP faz um mapa do nascimento de gêmeos na cidade de São Paulo em uma década

Há mais gêmeos entre nós. Esta é a principal conclusão de um levantamento feito pelo Instituto de Psicologia (IP) da Universidade de São Paulo (USP), que rastreou os nascimentos registrados na cidade de São Paulo. Em 2003, 10 em cada mil bebês trazidos à luz na capital vinham do mesmo parto. Em 2014, esse índice havia saltado para 13 a cada mil, um aumento de 30%.

O estudo foi baseado em dados fornecidos pelo Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) dos 148 hospitais da rede pública e privada da cidade. O objetivo da pesquisa é coletar informações para geração de conhecimento científico na área de comportamento de gêmeos.

Os dados foram apresentados na semana passada na USP durante o 1º Encontro Nacional dos Gêmeos, evento organizado pela universidade em parceria a entidades que reúnem os irmãos uni e bivitelinos do país.

Mães mais velhas, mais bebês
Uma das hipóteses levantadas pelos pesquisadores para o crescimento na proporção de gêmeos é o fato de as mulheres com maior poder aquisitivo, e preocupadas com sua formação profissional, postergarem a maternidade.

“Quando estão próximas do fim da vida reprodutiva, elas recorrem cada vez mais às técnicas de reproduções assistidas”, disse a coordenadora da pesquisa, a professora Emma Otta.

Isso aparece na diferença entre os dados de hospitais particulares e públicos. No Albert Einstein, por exemplo, hospital de alto padrão da zona sul de São Paulo, houve registro de 17 a 29 gêmeos a cada mil nascimentos, enquanto que nos hospitais públicos a taxa variou entre 7 a 11 por mil nascimentos.

O estudo mostrou também que a idade materna influenciou positivamente nas taxas de nascimento de gêmeos. As mulheres com mais de 35 anos tiveram mais gestações múltiplas dizigóticas – aquela em que há formação do embrião a partir de dois óvulos, e os bebês nascem com características diferentes entre si.

Nesta faixa etária, a cada mil crianças nascidas 35 eram gêmeas não idênticas, proporção significativamente superior ao mesmo número entre as mães da faixa de 24 anos – entre elas, 5 a cada mil bebês vieram de gestações múltiplas.

Neste caso, o número é similar ao de gêmeos idênticos, que também foi de 5 em mil nascimentos entre as mulheres mais jovens.

Capital dos gêmeos
Cândido Godoi, pequena cidade do Rio Grande do Sul, é a cidade com mais gêmeos do país. Lá, a cada dez pessoas, uma tem um irmão gêmeo. A média verificada em São Paulo pela pesquisa da USP, de 13 para cada mil, por sua vez, está dentro da normalidade.

Segundo os pesquisadores, os dados são equivalentes aos do restante do continente americano e de países europeus.

Os que estão fora da curva estatística são países da África e da Ásia. Na Nigéria, por exemplo, são 50 gêmeos a cada mil. Na outra ponta fica o Japão, com apenas 1 a cada mil.

 

Com informações do Jornal da USP

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]