Pesquisar
Close this search box.
/
/
Os desafios do atendimento ao consumidor multicanal

Os desafios do atendimento ao consumidor multicanal

Diretora do GPA analisa para a NOVAREJO como lidar com um consumidor que se manifesta de formas diferentes em diferentes canais

O comportamento do brasileiro está mudando, especialmente quando o tema é comprar. O consumidor quer cada vez mais comodidade: ele quer ser bem atendido em todos seus momentos de compra e, se necessário, em todos os canais em que realiza contato com a marca. Ele se comporta de maneira diferente, dependendo do produto que ele precisa, da sua necessidade e do canal que prefere utilizar (loja física, e-commerce ou celular) para realizar cada compra.

Quando ele não é atendido, esse mesmo cliente se manifesta em diferentes canais, dependendo da circunstância. Por isso, as empresas precisam estar preparadas para atendê-lo nos canais que ele escolher, no momento da manifestação (com o timing cada vez mais preciso) e com o mesmo discurso – ou seja, não adianta responder de uma forma na rede social, de outra pelo jornal e uma terceira pelo atendimento telefônico.

Diante desse cenário, o varejo está sendo desafiado diariamente para estabelecer uma nova dinâmica com os seus consumidores. No rastro do desenvolvimento de novas tecnologias – como as mídias sociais e o e-commerce – essa necessidade é cada vez mais urgente para o varejista que pretende ter sucesso em seu mercado.

É muito provável que, em sua última compra, você tenha vivenciado parte da dinâmica da chamada “multicanalidade” como consumidor – ao pesquisar no celular, por exemplo, os preços de uma nova geladeira enquanto negocia o valor em uma loja física de eletrodomésticos. Ou, ainda, quando vai até uma loja de calçados experimentar um par de tênis e opta por comprar o mesmo modelo em uma grande varejista online que oferece uma promoção de ocasião.

O consumidor está em busca de facilidade e variedade na hora de efetuar suas compras. Ele quer, ao mesmo tempo, pesquisar preços, provar produtos, ter acesso a promoções e pagar de maneira simples e rápida, preferencialmente sem filas. E, claro, compartilhar suas experiências positivas ou negativas de compra em suas redes sociais. Hoje, os varejistas já se dão conta de que, para surpreender e fidelizar o cliente, é preciso fazer mais. É preciso participar de todas as etapas, antes, durante e após a decisão de compra.

Na Via Varejo, empresa do GPA que administra as marcas Casas Bahia e Pontofrio, valeremos ao máximo essa tarefa a partir deste Natal, uma das maiores datas do varejo nacional. Isso porque, pela primeira vez desde que as operações entre o online e o off-line foram integradas em outubro deste ano, teremos todo o atendimento ao cliente operando de forma sinérgica e sob as mesmas diretrizes.

Como fazer isso? Estar preparado para atender o cliente no canal e na forma que ele deseja é nosso maior desafio enquanto empresas de consumo. Devemos trabalhar fortemente em ferramentas e tecnologias que nos permitam ter visão integrada do quanto o mesmo cliente transita em todos os mundos virtuais e físicos. E, com isso, atendê-lo da melhor forma, satisfazendo suas necessidades, trazendo consistência e melhorando sua experiência de compra. Não é só uma mudança de sistema, é também uma mudança de cultura. Além da tecnologia, também precisamos estar com todos os processos estruturados e equipes treinadas e integradas para responder a todos os questionamentos dos clientes – não importa qual seja o ponto de contato, seja loja física, online ou o tradicional atendimento pelo telefone.

Outro grande desafio é entender a jornada do cliente de uma forma integrada. Ou seja, se ele começar sua manifestação em um chat e quiser termina-la por telefone, é importante que os atendentes saibam do que ele está falando e em qual ponto sua manifestação está parada e dali por diante dar andamento sem ter que recomeçar a conversa do ponto inicial. Assim como, se ele for a uma loja e fizer um questionamento de uma compra online, o colaborador da loja consiga ter essa visão e ajuda-lo.
Isso é multicanalidade. É poder oferecer ao consumidor a melhor experiência de compra integrada em todos os canais que ele transitar, trazer consistência a sua compra e atende-lo no canal que ele buscar, na hora que ele precisar.

* Patricia Cansi, diretora de Serviço ao Cliente do GPA

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]