Pesquisar
Close this search box.
/
/
“Os 8 odiados” do varejo brasileiro

“Os 8 odiados” do varejo brasileiro

É Tarantino, lidar com os seus "odiados" é fácil. Quero ver encarar os personagens reais que emperram os negócios no País

Quentin Tarantino é um diretor de cinema de estilo inconfundível. Conta histórias baseadas em uma literatura popular, vulgar, escrachada, com personagens caricatos. Mas faz desses elementos a matéria-prima para construir histórias envolventes sobre o absurdo das decisões e das emoções humanas. Mestre dos diálogos rápidos e cortantes, Tarantino mostra o excêntrico para comentar o comezinho. Seu último filme, ?Os 8 Odiados?, colocou como tema justamente o relacionamento impossível entre 8 personagens rigorosamente odiosos (daí o título original em inglês ? The hateful eight). Os executivos do varejo brasileiro poderiam chamar o talentoso diretor americano para contar a história dos 8 odiados elementos que tanto mal causam aos negócios. São eles:

1. Tributação
Rancoroso, vingativo, injusto e cruel. Poucos adjetivos são capazes de definir à exatidão o que Tributação significa no enredo do varejo brasileiro. Suas armas de tortura são indizíveis: ICMS, IR, IRPJ, CSSL, IPI, PIS, COFINS… Sob a cobertura de uma inocente sopa de letras, a Tributação no Brasil esfola, escalpela, drena todo o sangue (expresso em margens, lucros e capacidade de investimento) existente nas empresas de nosso varejo.

2. CLT
De personalidade dúbia, CLT veste-se de bom moço, mas é letal ao extinguir empregos e a tentar regular o mercado de trabalho altamente dinâmico do século XXI com exigências anacrônicas de 70 anos atrás. CLT desperta paixões por onde passa no território brasileiro, mas é desconhecido mundialmente. Além de consumir recursos e ceifar talentos, é um personagem que coloca sempre uns contra os outros, no caso empresas e colaboradores. Incansável, não pode nem pensar na ideia de deixar trabalhadores pensarem por si e optarem por trabalhar meio período.

ALÉM DE CONSUMIR RECURSOS E CEIFAR TALENTOS,
A CLT É UM PERSONAGEM QUE COLOCA SEMPRE
UNS CONTRA OS OUTROS

3. Juros
Implacável, praticamente imortal, nada parece deter o poder destrutivo de Juros no Brasil. Com o apoio de Dívida Pública, Inflação e Déficit Público, os Juros estão presentes em todo o cenário econômico, inibindo investimentos, sufocando empresas, reduzindo a produtividade. O grande inimigo de Juros é a Poupança, mas no Brasil esse herói anda muito subnutrido.

4. Meios de Pagamento
Um personagem ambivalente. Importante para a história do varejo, normalmente facilita a conclusão das subtramas nos ambientes das lojas, ao permitir que consumidores façam pagamentos da forma mais simples possível. Infelizmente, Meios de Pagamento costuma cobrar caro pelo serviço e nem sempre dá o retorno esperado. Seu papel vai crescer nos próximos anos e pode inclusive mudar a história toda. Para o bem (esperamos) ou para o mal.

5. Estoque
Quase sempre imprestável, o Estoque gosta de trabalhar pouco. Quer ficar sempre na base da sombra e água fresca, fora do campo de ação, gastando tempo e ocupando espaço sem fazer nada de útil. Muitas empresas odeiam tanto o Estoque que procuram eliminá-lo de todas as formas. Mas em tempos de crise, o estoque transforma-se numa praga difícil de ser combatida.

QUASE IMPRESTÁVEL, O ESTOQUE GOSTA 
DE TRABALHAR POUCO

6. Perdas
Uma espécie de ?Zika vírus? que atinge o varejo há décadas. Toda empresa sofre com Perdas, mas a grande maioria não dá bola. Mas assim como o vírus que causa pânico entre mulheres, principalmente as grávidas, Perdas pode causar efeitos devastadores no caixa, por conta de uma espécie de ?microrrendite?, doença que reduz margens e lucros ao ponto de causar morte. O problema é que as empresas de varejo em geral assumem que é melhor sofrer com Perdas, principalmente quando elas proliferam no espaço ocupado pelo Estoque, do que combatê-la, mais ou menos como o governo brasileiro fez durante décadas com o Aedes Aegypti e há alguns anos faz com a inflação.

7. Logística
Um inimigo mortal do varejo brasileiro. Logística é adepta do road movie, no qual cada jornada é uma corrida de obstáculos quase sempre intransponíveis, por terra, estradas, mar e ar. Logística sempre conta com a ajuda da incompetência do governo para seus planos maquiavélicos, principalmente quando ele coloca Tributação em cena ? vejam o imperdível drama e-commerce x ICMS, já em cartaz no mercado brasileiro ? uma combinação tão letal que é capaz de dizimar populações inteiras de novos e experientes empreendedores.

8. Tecnologia
Outro personagem ambivalente, Tecnologia é meio ingênua, quer sempre fazer o bem, mas é volúvel e manipulável e acaba sendo forçada a fazer o mal, dificultando processos, elevando custos, provocando animosidades entre o varejo e os clientes. Contudo, é a personagem com interesse genuíno em melhorar, mas precisa urgentemente amadurecer.

Com estes personagens, Quentin Tarantino teria material para compor uma trilogia inesquecível, recheada de ação, sangue, emoção e drama, sobre a saga de ser varejista no Brasil. Mas certamente nessa história, Tarantino não optaria por um final feliz.

*Jacques Meir é Diretor de Conhecimento e Plataformas de Conteúdo do Grupo Padrão.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]