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Os 4 pilares para conseguir uma boa presença on-line

Os 4 pilares para conseguir uma boa presença on-line

É preciso conhecimento e tempo para gerar conteúdo, gerenciar canais e dominar as tecnologias

A divulgação de uma marca na internet, essencial para a sobrevivência de qualquer negócio, pode parecer fácil. Mas alguns erros comuns podem comprometer os resultados do investimento. A elaboração de uma estratégia efetiva de marketing digital exige técnica e orientação especializada.

Como existem diversas tecnologias e canais no mundo on-line, nem sempre pequenos e médios empreendedores conseguem consolidar uma estratégia simples e eficiente. E quando o fazem, podem encontrar dificuldades na execução. Afinal, é preciso conhecimento e tempo para gerar conteúdo, gerenciar canais on-line, dominar as tecnologias e entender as práticas já existentes no mundo on-line.

Com o suporte de empresa especializada, esses empreendedores podem realizar um trabalho eficaz, com custo compatível com seu orçamento e que contemple os pilares básicos para garantir o sucesso das ações digitais.

Conheça esses pilares:

1 – Identidade digital

É preciso criar, melhorar ou definir a identidade digital do pequeno e médio empreendedor. São características que o diferenciam dos concorrentes e devem refletir, de forma simples e objetiva, quem ele é, quais produtos e serviços oferece, onde está localizado e como o consumidor pode contatá-lo. A forma como a empresa é reconhecida na internet deve estar presente em todos os seus canais na web, como blogs, sites e redes sociais.

2 – Conteúdo

A qualidade do conteúdo veiculado nos canais on-line interfere diretamente no tráfego dos perfis na web. O melhor conteúdo é o que vai ao encontro do que o consumidor está procurando. É necessário conhecer seu público e alimentar suas páginas com temas de interesse dele, apresentados com clareza e simplicidade. Serviços especializados apoiam o empreendedor local na tarefa de identificar a melhor maneira de mostrar seus produtos e serviços por meio dos diversos canais on-line, trazendo maior engajamento na internet.

3 – Tráfego

A definição da melhor estratégia para gerar tráfego nos canais da empresa na web é fundamental para trazer o maior número possível de consumidores on-line interessados nos produtos e serviços ofertados. Nesse aspecto, diferentemente do marketing tradicional, onde custa muito caro aparecer para grande volume de pessoas, o marketing digital é mais acessível. Em diversos canais on-line, é possível atingir, com menor custo, consumidores diretamente interessados nos produtos e serviços oferecidos e localizados na região de atuação da empresa. 

4 – Mensuração

Um dos grandes benefícios do marketing digital é oferecer a possibilidade de mensurar o retorno do investimento (ROI). Há tecnologia disponível para medir os resultados de todas as ações realizadas. A ferramenta permite comprovar se a ligação por telefone foi gerada após clique no site ou outro canal da internet ou se o e-mail enviado pelo consumidor, pedindo alguma informação, originou-se de uma visita ao site, por exemplo. 

Com a contratação de uma empresa especializada ? por valores que podem ir de R$ 500 a R$ 3 mil mensais ?, os pequenos e médios empresários evitam erros comuns ao usar a internet. Entre eles, apostar em ações isoladas que não contemplem os quatro pilares já mencionados, não realizar o monitoramento constante dos resultados por falta de tempo do empresário ou acreditar que domina a tecnologia envolvida, quando os conhecimentos exigidos são maiores para garantir o sucesso das ações de marketing. 

Por meio da elaboração de uma estratégia completa e bem orientada, é fácil e possível para a empresa seguir um caminho bem-sucedido para ampliar sua presença no mundo digital e desfrutar dos benefícios que ele oferece ao seu negócio.

*José Geraldo de Barros Coscelli é CEO da ReachLocal Brasil, empresa global de marketing digital

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