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Como a On se tornou uma potência bilionária em 12 anos

Como a On se tornou uma potência bilionária em 12 anos

A revolução da On Running foi de um sonho à empresa bilionária, e atraiu o interesse até de Roger Federer.

Ao ser criada em 2010, o objetivo dos fundadores da On Running, ou simplesmente On, tinha um único objetivo: mudar o mundo da corrida. A marca foi ideaizada pelos suíços Caspar Coppetti, David Allemann e Olivier Bernhard, que compartilhavam o amor pela corrida e pela dedicação em ajudar corredores de todo o mundo a satisfazer as suas necessidades atléticas.

À época, eram poucas as garantias de que a novata no mercado iria revolucionar a indústria multimilionária de roupas esportivas. Eles teriam que conquistar os melhores atletas e uma base de fãs. Porém, ao longo dos primeiros 10 anos da marca, os tênis de corrida da On Running alcançaram mais de sete milhões de corredores em 50 países.

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On Running: à procura da corrida perfeita

Bernhard, um dos fundadores, era um corredor profissional aposentado. Ele foi seis vezes campeão do Ironman Triathlone, e três vezes campeão mundial de duatlo. Porém, não havia encontrado um tênis que lhe proporcionasse a sensação de “corrida perfeita”. Essa perfeição partir de um calçado que oferecesse um trampolim leve no impacto com o solo, para ajudar na velocidade da corrida, e ainda amortecer o passo para evitar lesões.

Em 2009, Bernhard passou a seguir seu objetivo após se aposentar. Nesse período, fez parceria com um engenheiro que teve uma nova ideia para o tênis de corrida. Após a criação dos primeiros protótipos, Caspar Coppetti e David Allemann entraram no projeto. Assim, a marca foi criada formalmente em Zurique. Nasceu a On. O nome da marca surgiu da brincadeira com o objetivo da sensação de estar “correndo nas nuvens”, com os tênis sendo simplesmente chamados de “On”.

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Crescimento chama a atenção de Roger Federer

Um mês após o lançamento, o calçado ganhou o prêmio ISPO Brandnew. No mesmo ano, passou a ser estocado nas prateleiras do varejo. Após se estabelecer no mercado de artigos esportivos, por volta de 2010, a On conquistou rapidamente a preferência de numerosos atletas na Suíça.

Em 2019, a empresa alcançou uma participação de mercado de 40% no segmento de calçados de corrida na Suíça. Simultaneamente, detinha uma parcela de 10% no mercado alemão de calçados de corrida. Até meados de 2020, os calçados esportivos da On Running estavam disponíveis em aproximadamente seis mil varejistas que operavam em 55 países em todo o mundo. Entretanto, o mercado mais proeminente para a On atualmente é os Estados Unidos. No final de 2020, a marca detinha 6,6% do mercado de tênis de corrida nos EUA.

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Ainda em meados de 2019, o crescimento atraiu a atenção de um astro suíço do tênis: Roger Federer. Ao perceber a adesão dos calçados da On pelo público, ele convidou os fundadores para um jantar. Na reunião, Federer teve a ideia de ser um dos investidores da marca. Porém, os sócios da On Running tiveram a ideia de Federer ser um embaixador global, recebendo uma participação de 3%.

Dois anos depois, as vendas da empresa explodiram e chegaram a US$ 1 bilhão. Depois, a empresa fez um IPO (Initial Public Offering ou Oferta Inicial de Ações) e tornou-se uma companhia de quase US$ 10 bilhões. Com isso, a participação de Federer passou a valer US$ 300 milhões em tempos atuais. Em 2022, em seu 12° ano, a operação da companhia alcançou US$ 1,3 bilhão de receita. Como uma empresa de ticket alto, a On busca ainda alcançar cada vez mais o público premium.



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