/
/
Como a On se tornou uma potência bilionária em 12 anos

Como a On se tornou uma potência bilionária em 12 anos

A revolução da On Running foi de um sonho à empresa bilionária, e atraiu o interesse até de Roger Federer.

Ao ser criada em 2010, o objetivo dos fundadores da On Running, ou simplesmente On, tinha um único objetivo: mudar o mundo da corrida. A marca foi ideaizada pelos suíços Caspar Coppetti, David Allemann e Olivier Bernhard, que compartilhavam o amor pela corrida e pela dedicação em ajudar corredores de todo o mundo a satisfazer as suas necessidades atléticas.

À época, eram poucas as garantias de que a novata no mercado iria revolucionar a indústria multimilionária de roupas esportivas. Eles teriam que conquistar os melhores atletas e uma base de fãs. Porém, ao longo dos primeiros 10 anos da marca, os tênis de corrida da On Running alcançaram mais de sete milhões de corredores em 50 países.

Assine nossa newsletter! Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

On Running: à procura da corrida perfeita

Bernhard, um dos fundadores, era um corredor profissional aposentado. Ele foi seis vezes campeão do Ironman Triathlone, e três vezes campeão mundial de duatlo. Porém, não havia encontrado um tênis que lhe proporcionasse a sensação de “corrida perfeita”. Essa perfeição partir de um calçado que oferecesse um trampolim leve no impacto com o solo, para ajudar na velocidade da corrida, e ainda amortecer o passo para evitar lesões.

Em 2009, Bernhard passou a seguir seu objetivo após se aposentar. Nesse período, fez parceria com um engenheiro que teve uma nova ideia para o tênis de corrida. Após a criação dos primeiros protótipos, Caspar Coppetti e David Allemann entraram no projeto. Assim, a marca foi criada formalmente em Zurique. Nasceu a On. O nome da marca surgiu da brincadeira com o objetivo da sensação de estar “correndo nas nuvens”, com os tênis sendo simplesmente chamados de “On”.

Leia mais: Quais são os 5 perfis de consumidores no mundo hoje?

Crescimento chama a atenção de Roger Federer

Um mês após o lançamento, o calçado ganhou o prêmio ISPO Brandnew. No mesmo ano, passou a ser estocado nas prateleiras do varejo. Após se estabelecer no mercado de artigos esportivos, por volta de 2010, a On conquistou rapidamente a preferência de numerosos atletas na Suíça.

Em 2019, a empresa alcançou uma participação de mercado de 40% no segmento de calçados de corrida na Suíça. Simultaneamente, detinha uma parcela de 10% no mercado alemão de calçados de corrida. Até meados de 2020, os calçados esportivos da On Running estavam disponíveis em aproximadamente seis mil varejistas que operavam em 55 países em todo o mundo. Entretanto, o mercado mais proeminente para a On atualmente é os Estados Unidos. No final de 2020, a marca detinha 6,6% do mercado de tênis de corrida nos EUA.

Conheça o Mundo do CX

Ainda em meados de 2019, o crescimento atraiu a atenção de um astro suíço do tênis: Roger Federer. Ao perceber a adesão dos calçados da On pelo público, ele convidou os fundadores para um jantar. Na reunião, Federer teve a ideia de ser um dos investidores da marca. Porém, os sócios da On Running tiveram a ideia de Federer ser um embaixador global, recebendo uma participação de 3%.

Dois anos depois, as vendas da empresa explodiram e chegaram a US$ 1 bilhão. Depois, a empresa fez um IPO (Initial Public Offering ou Oferta Inicial de Ações) e tornou-se uma companhia de quase US$ 10 bilhões. Com isso, a participação de Federer passou a valer US$ 300 milhões em tempos atuais. Em 2022, em seu 12° ano, a operação da companhia alcançou US$ 1,3 bilhão de receita. Como uma empresa de ticket alto, a On busca ainda alcançar cada vez mais o público premium.



+ NOTÍCIAS Ipsos revela tendências de comportamento de compra para 2024
Ferramentas e estratégias para driblar desafios do varejo

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]