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Durante as Olimpíadas, preste atenção às tentativas de fraude online

Durante as Olimpíadas, preste atenção às tentativas de fraude online

Estudos da Serasa Experian apontam maior incidência de crimes cibernéticos em períodos de eventos. Guia traz orientações para evitar este tipo de ocorrência

Já falamos aqui que, em abril de 2016, o Brasil sofreu 141.008 tentativas de fraudes de identidade. São cerca de 4,7 mil tentativas por dia, segundo levantamento da Serasa Experian. E fica pior: os estudos da entidade também apontam uma forte relação entre grandes eventos internacionais e o aumento das tentativas de fraude.

Os motivos para isso, segundo os especialistas da Searasa, são simples: é comum aumentar o volume de compras de passagens aéreas, ingressos, produtos relacionados ao tema e reservas em hotéis pela internet. Esse cenário multiplica as chances para os criminosos lesarem empresas e consumidores. Uma prática comum – que exige cuidado – é o phishing. O termo é utilizado para denominar a fraude eletrônica onde é possível adquirir informações pessoais importantes, como senhas e dados financeiros. Para serem bem sucedidos, os fraudadores usam temas de interesse público para realizar ações e campanhas por e-mail, mensagens instantâneas e SMS, como sorteios e premiações falsas.

O acompanhamento dos eventos – pela mídia ou pessoalmente – também toma a atenção das pessoas, tonando-as mais suscetíveis ao roubo de identidade. Para se ter uma ideia, uma companhia aérea da África do Sul viu as tentativas de fraude saltarem de 15% para 50% durante a Copa do Mundo no país, em 2010. Outros indicativos comprovam que as fraudes com cartão de crédito, por ocasião do evento, aumentaram 53%, sendo que as transações com cartões não presentes (compras por telefone ou internet) contribuíram com 35,4% dos casos. Além disso, os prejuízos por fraude com cartões emitidos em outros países e utilizados no interior da África do Sul cresceram 72% na época do mundial, segundo levantamento da Serasa Experian.

“Precisamos pensar na fraude como uma indústria”, diz a vice-presidente da Unidade de Negócios Decision Analytics da Serasa Experian, Mariana Pinheiro. “As organizações que agem nessa área são estruturadas e se valem de tecnologia e logística para obterem sucesso.” Para ela, a arma mais eficaz, tanto para quem compra como para quem vende, é a prevenção. “As empresas que atuam com operações não presenciais têm o desafio de se protegerem sem comprometer a relação com os clientes. Já os consumidores precisam se manter atentos, desconfiando de ofertas muito vantajosas e buscando e-commerces idôneos.”

Para orientar os consumidores a evitar fraudes e conhecer melhor seus direitos e deveres durante a realização dos jogos olímpicos Rio 2016, a ABRADECONT – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor e Trabalhador – e o SerasaConsumidor se uniram para elaborar o Guia das Olimpíadas. A publicação também traz informações constantes no Código de Defesa do Consumidor, no Estatuto do Torcedor, na Lei Olímpica e no Estatuto do Idoso, neste último caso valendo, por exemplo, para as reservas de assentos em todas as modalidades e lugares dos estádios.

Cuidados simples e alta tecnologia a favor do consumidor

Além dos cuidados preventivos, existem ferramentas tecnológicas desenvolvidas para minimizar os riscos de sofrer com a fraude. O cuidado com a manipulação de documentos pessoais, cartões de crédito e senhas, a utilização de sites de compras com certificado de segurança (endereço acompanhado de um “s” no final: https) e boa reputação no mercado e a não utilização de internet ou computadores públicos para transações financeiras são algumas dicas simples que devem ser adotadas por todos a qualquer tempo.

A Serasa Experian tem um serviço que vale atenção: o MeProteja acompanha as movimentações do CPF 24 horas por dia. Toda vez que o número do documento é consultado, na hora de uma compra no comércio ou empréstimos em bancos, o serviço avisa o cidadão por e-mail e mensagem no celular (SMS). É um alerta no caso de tentativa de abertura de empresa com o número do documento, se o titular estiver prestes a ser negativado ou ainda quando o consumidor sair do cadastro de inadimplência. O serviço também envia, a cada 15 dias, dicas antifraude.

Outro serviço que a empresa oferece é o cadastro no Serviço de Documentos e Cheques Roubados da Serasa Experian. Documentos perdidos ou roubados  (como RG; carteira de trabalho; CPF; carteira de habilitação e título de eleitor), depois de feito um Boletim de Ocorrência (B.O.), podem ser cadastrados. Este registro ajuda a reduzir o risco de ter dados pessoais utilizados por fraudadores.

Empresas

Já as empresas podem contar com soluções para identificar tentativas de fraude ao reconhecer inconsistências antes de a transação financeira ser efetivada, no ato da abertura do cadastro feito por um novo cliente ou até mesmo analisando a reputação do dispositivo de onde parte a tentativa de compra – desktops, tablets, smartphones e laptops. Isso porque, muitas vezes, o perfil de utilização daquele device leva a um diagnóstico que indica se a compra é fraudulenta ou não. “Empresas de vários segmentos já se valem da tecnologia para que fraudes não impactem nem os negócios e muito menos a relação com os clientes”, afirma Mariana.

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