?Design thinking é acessível para muitas empresas grandes, mas, as pequenas e médias ficavam distantes disso. Enquanto esse pensamento de design aplicado a serviço não estiver disponível para as PME, que são 97% de empresas, isso será insipiente?, afirmou Tennyson Pinheiro, fundador e CEO da Escola de Inovação e Serviços ? Eise.
Tenny contou sobre o servicedesignsprints.com, uma plataforma de intervenções de quatro dias torna possível que empresas medias tenham acesso ao design e possibilita mudanças. O designer conta que, por vezes, essas mudanças já começam a acontecer no segundo dia.
O trabalho acontece em quatro fases:
Projectio;
Perspectives ? envolvimento do consumidor final;
Playground ? testes de tudo que foi inventado, com participação do consumidor;
Polish off ? refinamento do que ficou.
A Design Sprints é americana, baseada em San Francisco, mas foi feita por brasileiros. ?Nós estamos levando mudanças ao redor do mundo, com um efeito colateral interessante, porque como as pessoas fazem tudo juntas, executivos, colaboradores e até consumidores aprendem e ganham conhecimento?, comenta Tenny. Segundo ele, o ambiente colaborativo ajuda no crescimento. ?Vivemos em uma economia de recomendação?.
A prática da Design Sprints
Mauricio Freire, sócio-fundador Vanilla Caffé Franchising, uma rede de cafeterias com nove anos de operação e 22 lojas, contou que a loja nasceu com formatação para ser rede de franquias. ?Já construímos assim para ser replicada. O desafio é ser uma cafeteria com ambiente agradável, produtos de qualidade?.
Para Maurício, foi interessante ter o consumidor próximo no momento das mudanças do negócio porque você escuta dele as críticas e sugestões. ?Temos o pensamento de não ser engessado. Tenho um franqueado que participou das conversas com consumidores, discussões sobre os assuntos, fez parte do processo. Procuramos trabalhar todas as mudanças da rede em conjunto para que cada um implemente sua atuação?.
A Sbarro Brasil surgiu com o intuito de ser incubadora e franqueadora de novos negócios. ?Com a Sbarro tínhamos uma situação peculiar, com um time apertado, então conheci a Design Sprints, que nos ajudou muito?, contou Fábio Calderon, sócio-operador Sbarro Brasil.
Segundo Fábio, ter o consumidor próximo o tempo todo facilitou para antecipar algumas coisas que eles jamais saberiam que poderia acontecer. ?Alguns clientes reclamaram do fato de terem que fazer o pedido para pegar e depois tê-lo que repetir no pagamento. Então pensamos em algo como uma comanda ou uma conversa entre atendentes?.
Alessandro NG, CMO da Services Design Sprints, explica que eles vão a campo conhecer os usuários para fazer um mapeamento e trazer essas pessoas para co-criar ideias. ?Diferentemente de uma consultoria, temos a integração de clientes, designers, é um projeto ao vivo. Cada etapa é rápida e você vai quebrando barreiras?.