O que impede os empresários de serviços e comércio contratarem crédito? Pesquisa do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) mostrou que as principais barreiras que impedem a contratação.
A principal delas, mencionada por 44% dos entrevistados, não é tão ruim assim. Para esse porcentual de entrevistados, é possível manter a operação com recursos próprios sem a necessidade de contratar empréstimos.
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Mas há outras barreiras que revelam mais sobre o País. Para 38% dos pesquisados, o principal motivo para evitar o crédito são as altas taxas de juros.
“Com a demanda do consumidor retraída e a atividade econômica estagnada no país, inclusive com piora dos índices de empregabilidade e de renda, o empresariado brasileiro tem se mostrado pouco interessado em aumentar investimentos em seus negócios. Embora a Selic se encontre em uma trajetória consistente de queda, os juros praticados pelas instituições financeiras seguem altos, o que infelizmente contribui para inibir a busca por crédito”, afirmou em nota o presidente da CNDL, Honório Pinheiro.
Burocracia
De acordo com a pesquisa, a burocracia no processo de aprovação de um empréstimo foi citada por 12% dos entrevistados que deixaram de contratar empréstimos.
Levando em consideração os últimos 12 meses, apenas 9% dos comerciantes e empresários do ramo de serviços tomaram recursos emprestados de terceiros. Outros 5% tentaram fazê-lo, mas não conseguiram, sendo que 3% acabaram desistindo e 2% tiveram o crédito negado.
Entre os que contrataram empréstimos, 83% afirma que está conseguindo pagar todas as parcelas em dia, mas 11% admitiram alguns atrasos, enquanto 5% reconhecem ainda ter parcelas em atraso.
O que poderia facilitar?
A pesquisa mostra o que pode facilitar a vida dos empresários na hora de contratar crédito. Os entrevistados afirmaram algumas ações, como flexibilização da documentação exigida, mencionada por 49% dos entrevistados; alteração na política de garantias mencionada por 38%; e diminuição de exigência de capital próprio, citada por 38%.
De acordo com a pesquisa, 57% dos empresários do varejo acreditam que linhas de financiamento bancário estimulam os investimentos, aumentando a produtividade e competitividade da empresa.