*Por Marcos Pupo
Em 2018, a transformação digital começou a fazer parte do planejamento das empresas que buscam se destacar da concorrência com serviços de qualidade e ágeis e eficácia nos processos.
Com a chegada de 2019, surge uma mudança na forma de trabalho que requer economia de recursos, aumento no ciclo operacional e rentabilidade. Dessa forma, este ano será marcado por um caminho de modernização e o uso de novas tecnologias como o Blockchain – para aumentar a transparência nos processos corporativos-, Inteligência Artificial – para prever resultados financeiros ou Big Data – a análise de informações usando o grande volume de dados para identificar comportamentos de consumidores e muitas outras tendências.
Nesse contexto, nós da Oracle traçamos algumas previsões sobre o impacto das tecnologias em nossas vidas. Acreditamos que mais de 50% dos dados corporativos serão gerados de maneira autônoma por soluções com funções de organização, análise e execução com base em informações e muitos dados. Algo que poderá ser melhor entendido durante o curso de 2019.
De acordo com a IDC, no próximo ano, as empresas terão iniciativas concretas para se transformarem, visto que mais de 60% do PIB mundial é digital. Além disso, também está previsto que até 2023, 75% de todos os gastos em TI serão atribuídos às empresas que possuem serviços de cloud, big data, inteligência artificial, Blockchain, já que mais de 90% das empresas de tecnologia serão constituídas por instituições nativas digitais.
Tecnologias de nuvem e outras ferramentas que contribuem para o crescimento do negócio estarão ainda mais acessíveis. Sistemas como o “pay-as-you-go” da Oracle, que possibilitam às empresas adquirirem apenas as soluções que de fato precisam e que vão usar, permitirão que pequenas e médias empresas se consolidem e cresçam exponencialmente.
Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!
Também a nova geração de nuvem – com a Oracle Gen 2.0 – garante o aumento da segurança da informação, enquanto sistemas de computador, como ERP Cloud passam a ter Inteligência Artificial incorporada, permitindo maior desempenho e que seu serviço se expandam para todos os departamentos da organização.
No próximo ano, os clientes da Oracle poderão confirmar uma vez mais os benefícios de nossas implantações realizadas em 2018, e colher ainda melhores resultados. Um exemplo é a incorporação de tecnologias emergentes na experiência do cliente. Com ela, os aplicativos podem prever o comportamento dos usuários e executar ações mais eficientes para solucionar problemas, automatizando respostas que nos permitem economizar tempo e fornecer outros serviços mais personalizados.
No entanto, um dos temas centrais de 2019 será a segurança. Nesse aspecto, soluções autônomas são o que há de mais moderno e nos permitem prevenir e bloquear ataques antes mesmo de estes serem detectados. Isso é possível através do exclusivo Oracle Autonomous Database, que nos possibilita proteger as informações e elevar os níveis de desempenho ao máximo.
Tenho certeza que em 2019, as empresas dos mais variados setores poderão comprovar os benefícios de ter a tecnologia a seu serviço. Consequentemente, as tecnologias emergentes, a implementação de soluções em nuvem e a segurança estarão na ordem do dia e nas agendas dos principais tomadores de decisões do País. Afinal, com elas, podemos gerenciar de forma eficiente as informações sobre nossos negócios, gerando novos insights, melhorando nossos níveis de atendimento, ampliando nossos resultados de forma exponencial. É assim que já estamos pronto para 2019, motivados em apoiar nossos clientes a criar o futuro hoje.
* Marcos Pupo é vice-presidente sênior de Vendas de Tecnologia da Oracle América Latina