Pesquisar
Close this search box.
/
/
O novo tênis da Nike vai mudar a forma de praticar esportes

O novo tênis da Nike vai mudar a forma de praticar esportes

Empresa entende o poder dos dados e vai usá-los para entregar feedbacks antes só possíveis em laboratório. Tênis também chama atenção por ajuste automático

Nesta quarta, a Nike mostrou ao mundo o futuro dos calçados. Não há exagero em dizer que a marca mostrou também o futuro do vestuário em geral. A empresa norte-americana anunciou o Adapt BB (sigla para basketball), que além de se ajustar sozinho aos pés dos usuários, coleta dados importantes. Usando um aplicativo, a companhia terá informações sobre hábitos e desempenho dos consumidores.

Por isso, o Adapt BB representa uma disrupção sem precedentes. Há tempos os consumidores não querem ser pautados pelas marcas. Nesta nova era, as empresas precisam saber o que seus clientes desejam, caso contrário, estão condenadas. É aí que está a vantagem da Nike. Os dados vão permitir a fabricação de calçados quase como que por encomenda. A partir do momento em que a fabricante e varejista conhece até a maneira de pisar e preferências de ajuste do calçado, desenvolver modelos que agradem o público não deve ser tarefa difícil.

Jayson Tatum, jogador do Boston Celtics e rosto do lançamento / Crédito: Divulgação

O tênis se conecta com um smartphone via Bluetooth. É possível, inclusive, mudar a cor dos leds, que se parecem com dois olhos, em uma tentativa de transmitir a ideia de que o calçado tem vida própria. Para manter os sapatos energizados, as solas estão sobre um carregador indutivo, que não precisa de uma fonte de energia tradicional e permite uma autonomia de até 10 dias.

O aplicativo

Engenheiros e designers da Nike comparam o hardware do calçado a um smartphone, a diferença é que você pode pisar e pular nele. Já o software do Adapt BB terá o poder de mudar como as pessoas treinam e jogam. Em uma entrevista ao portal Fast Company, o vice-presidente de inovação da Nike, Michael Donaghu, disse: “se vemos que você está correndo sem equilíbrio bilateral perfeito, sabemos disso. Podemos mudar a maneira de treinar para você ficar mais forte, talvez evitar lesões”.

Os consumidores terão todos os dados fornecidos pelo calçado na tela do celular. Com os dados, os usuários vão entender melhor como se movimentam sem precisar, necessariamente, passar por uma bateria de testes em locais como o laboratório da Nike. Além das informações em tempo real, é possível mexer no ajuste do tênis via aplicativo ou usando um botão na lateral do calçado.

Expansão do modelo

O lançamento faz parte da estratégia da Nike de fidelizar seus consumidores fomentando um relacionamento com seus produtos e serviços, como o Nike+. Agora, a expectativa é que outros calçados se adaptem aos clientes depois de receberem melhorias na comparação com o modelo inicial.

No futuro, as camisetas da Nike também vão se adaptar ao corpo. “Acreditamos que uma grande parte do futuro do desempenho será adaptável. Essa adaptação pode evoluir para fibras inteligentes, pode evoluir para ser mais orgânico e uma extensão natural do corpo. Embora estejamos super entusiasmados com este produto e onde ele está agora, é apenas um pequeno passo em uma jornada muito mais ampla”, disse Eric Avar, diretor criativo de inovação da Nike, também em entrevista a Fast Company.

Bateria de testes

Foram três anos de testes antes do lançamento, que não acontecerá para o público geral antes do dia 17 de fevereiro. Jogadores profissionais e amadores de basquete usaram protótipos do novo Adapt e percorreram mais de 43 mil quilômetros em quadra.

A tecnologia foi lançada para um tênis de basquete porque o esporte é o mais desafiador para o segmento. Os movimentos vão da aceleração para um ataque ao aro adversário ou transição defensiva à importante impulsão, que precisa ser acurada, já que faz parte do delicado – e muito comentado – mecanismo de arremesso. Além disso, não são poucos os momentos em que o jogador fica parado: cobrança de lances livres, timeouts (tempo técnico), intervalos entre os períodos, tempo no banco de reservas, revisões demoradas de marcações dos árbitros.

O lançamento foi um dos assuntos mais comentados do Twitter. O ala-pivô do Boston Celtics, Jayson Tatumm, estreou o modelo em um jogo contra o Toronto Raptors, pela NBA.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]