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O negócio da informação

O negócio da informação

Informação é poder. Gerenciamento de dados e novas iniciativas na jornada do cliente e sua busca por experiência foram tema do Retail Meeting Days

Deter informação é poder. Esse foi um dos insights de Fernando Baialuna, diretor de negócios da GfK no Brasil, uma empresa de estudos de mercado de origem alemã, durante um painel no Retail Meeting Days, evento promovido pelo Grupo Padrão na tarde desta terça-feira (6).

Uma das pesquisas citadas pelo profissional realizou o mapeamento das informações dadas pelos clientes e como elas influenciam no gerenciamento do varejo ou de qualquer outro tipo de negócio. O estudo feito pela GfK com 60 mil consumidores registrou a jornada de compra de mais de 60 milhões de produtos entre eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos.

De acordo com o levantamento, metade dos processos de compra foi digital, ou seja, em parte feito em plataformas online e parte em lojas físicas. Dos 60 mil entrevistados, 15% fizeram uma jornada totalmente online; 36% totalmente física e 49% fizeram a jornada no online e compraram off-line, a chamada figital journey.

Para Fernando, a informação é poder, ainda mais na atual era da colaboração entre os canais e as próprias empresas. “Deter informação é poder. Nunca um varejo é tão parceiro de uma indústria quanto ele poderia e como é incrível a crença no Brasil de que existe uma receita mágica de análise. Mas não, cuidado, olhe para a vida real. A colaboração ainda é muito incipiente, a matriz é muito pequena e precisamos melhorar, precisamos ser melhor do que hoje na gestão da informação em um negócio”, completa.

VANTAGENS DE GERENCIAMENTO COLETIVO

•Redução de capital de giro da indústria e do varejo

•Otimizar compras e abastecimento

•Reduzir custo de estoque

•Negociações mais rentáveis

•Promoções estratégicas e relevantes

•Acertar o sortimento por perfil de lojas

•Planejar as sazonalidades

•Balancear promoções

•Previsão de vendas

•Planejar a demanda

•Gerenciamento de categoria

•Jornada de compra

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SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


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Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
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é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
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assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
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e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
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jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

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