Nós, brasileiros, podemos achar difícil pronunciar o nome da supermercadista B?M Birle?ik Ma?azalar A.?, da Turquia, mas tal dificuldade não existe na trajetória de prosperidade traçada pela empresa em seu país. Ela concorre na categoria ?Growth Market Retailer?, do World Retail Awards, maior prêmio do varejo mundial que acontece no próximo dia 30 em Paris.
Com modelo de negócios focado no ?hard discount?, que prioriza preço baixo, logística barata, marketing minimalista e estoques reduzidos, a B?M Birle?ik Ma?azalar A.? começou a operar em 1995 com 21 lojas. A companhia adotou a estratégia de limitar seu mix de produtos a 600 itens (que são expostos nas próprias caixas em que vêm do atacado) e oferecer alimentos básicos ? boa parte de marca própria ? e bens de consumo a preços acessíveis.
Pelas fotos modestas disponíveis dos supermercados da marca na Internet, nem parece que o negócio foi tão bem-sucedido, mas minimizar os custos operacionais para dar descontos deu mesmo certo para a B?M. Em 2004, já havia chegado ao milésimo supermercado.
No ano seguinte, abriu o capital na bolsa de valores. Hoje, depois de 19 anos, a varejista turca atingiu a loja de número 4 mil, com a impressionante abertura de 345 lojas no ano passado. O crescimento avassalador passa também por outros países, como o Marrocos, onde possui 164 unidades. Também em 2013, expandiu para o Egito e inaugurou 35 lojas no país das pirâmides.
O lema da B?M Birle?ik Ma?azalar A.? anunciado no site oficial é de ?assegurar a qualidade?. Se os clientes não ficam satisfeitos com algum produto, podem devolvê-lo sem sequer apresentar motivo, não importando quanto tempo tiver passado.
O prêmio ?Growth Market Retailer?, o qual a B?M quer ganhar, adulará o varejista (competem nesta categoria apenas empresas de mercados emergentes) que melhor representar as ?qualidades essenciais de sucesso empresarial: originalidade na ideia e eficácia na execução?.
O sucesso financeiro é medido pelo comitê julgador a partir das receitas, valor de rentabilidade e de mercado. É nessa categoria em que concorre O Boticário, que só se sagrará vencedor se apresentar um sucesso mais robusto do que as demais.
Os outros concorrentes nesta categoria são a Azizia Panda United, da Arábia Saudita, a chinesa BreadTalk, a Karaca (a outra turca da lista) e a Kazar Footwear, da qual também já falamos aqui no portal.
Máxima economia
O hard discount é praticado no Brasil principalmente pelo Dia%, mas vem aparecendo cada vez mais em todas as bandeiras, que adotam mercados de vizinhança para conquistar um público diferente e com outras intenções. Foi exatamente o que disse o vice-presidente de estrutura e desenvolvimento estratégico do Grupo Pão de Açúcar, Peter Estermann, nesta quarta-feira (17).
O GPA aposta na expansão do Assaí, mas também não para de disseminar os minimercados Extra. O Walmart já opera, principalmente no Nordeste há mais de dez anos com a bandeira TodoDia. O Carrefour foi o último a figurar nesse modelo, com a inauguração de seu Express.
No entanto, os mercados de vizinhança brasileiros tem mix de produtos maior (em torno de 3 mil) e preços um pouco mais altos que os hard discounts europeus, do qual as alemãs Aldi e Lidl são os maiores expoentes.
WRC
Escrevemos tudo isto porque está chegando a hora da entrega do maior prêmio do varejo mundial, justamente o World Retail Awards (WRA), que acontece no próximo dia 30 na capital da França durante o World Retail Congress (WRC).
O evento será entre os dias 29/09 e 01/10 e debaterá o caráter disruptivo do avanço da tecnologia no mundo do varejo. As inscrições para o WRC podem ser feitas pelo site www.worldretailcongress.com e assinantes da NOVAREJO têm 15% de desconto, com o cupom de desconto GPAD15.
NOVAREJO, a melhor forma de conhecer o que é notícia, tendência e inovação no mundo do varejo, acompanhará de perto o WRC, com uma cobertura completa na revista impressa, no portalnovarejo.com.br e nas redes sociais. Não perca!
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