Pesquisar
Close this search box.
/
/
O mais bem-sucedido supermercado da Turquia

O mais bem-sucedido supermercado da Turquia

Obedecendo à cartilha do hard discount, B?M Birle?ik Ma?azalar A.? economiza em logística, vende barato e não para de crescer

Nós, brasileiros, podemos achar difícil pronunciar o nome da supermercadista B?M Birle?ik Ma?azalar A.?, da Turquia, mas tal dificuldade não existe na trajetória de prosperidade traçada pela empresa em seu país. Ela concorre na categoria ?Growth Market Retailer?, do World Retail Awards, maior prêmio do varejo mundial que acontece no próximo dia 30 em Paris.

Com modelo de negócios focado no ?hard discount?, que prioriza preço baixo, logística barata, marketing minimalista e estoques reduzidos, a B?M Birle?ik Ma?azalar A.? começou a operar em 1995 com 21 lojas. A companhia adotou a estratégia de limitar seu mix de produtos a 600 itens (que são expostos nas próprias caixas em que vêm do atacado) e oferecer alimentos básicos ? boa parte de marca própria ? e bens de consumo a preços acessíveis.

Pelas fotos modestas disponíveis dos supermercados da marca na Internet, nem parece que o negócio foi tão bem-sucedido, mas minimizar os custos operacionais para dar descontos deu mesmo certo para a B?M. Em 2004, já havia chegado ao milésimo supermercado.

No ano seguinte, abriu o capital na bolsa de valores. Hoje, depois de 19 anos, a varejista turca atingiu a loja de número 4 mil, com a impressionante abertura de 345 lojas no ano passado. O crescimento avassalador passa também por outros países, como o Marrocos, onde possui 164 unidades. Também em 2013, expandiu para o Egito e inaugurou 35 lojas no país das pirâmides.

O lema da B?M Birle?ik Ma?azalar A.? anunciado no site oficial é de ?assegurar a qualidade?. Se os clientes não ficam satisfeitos com algum produto, podem devolvê-lo sem sequer apresentar motivo, não importando quanto tempo tiver passado.

O prêmio ?Growth Market Retailer?, o qual a B?M quer ganhar, adulará o varejista (competem nesta categoria apenas empresas de mercados emergentes) que melhor representar as ?qualidades essenciais de sucesso empresarial: originalidade na ideia e eficácia na execução?.

O sucesso financeiro é medido pelo comitê julgador a partir das receitas, valor de rentabilidade e de mercado. É nessa categoria em que concorre O Boticário, que só se sagrará vencedor se apresentar um sucesso mais robusto do que as demais.

Os outros concorrentes nesta categoria são a Azizia Panda United, da Arábia Saudita, a chinesa BreadTalk, a Karaca (a outra turca da lista) e a Kazar Footwear, da qual também já falamos aqui no portal.

Máxima economia

O hard discount é praticado no Brasil principalmente pelo Dia%, mas vem aparecendo cada vez mais em todas as bandeiras, que adotam mercados de vizinhança para conquistar um público diferente e com outras intenções. Foi exatamente o que disse o vice-presidente de estrutura e desenvolvimento estratégico do Grupo Pão de Açúcar, Peter Estermann, nesta quarta-feira (17).

O GPA aposta na expansão do Assaí, mas também não para de disseminar os minimercados Extra. O Walmart já opera, principalmente no Nordeste há mais de dez anos com a bandeira TodoDia. O Carrefour foi o último a figurar nesse modelo, com a inauguração de seu Express.

No entanto, os mercados de vizinhança brasileiros tem mix de produtos maior (em torno de 3 mil) e preços um pouco mais altos que os hard discounts europeus, do qual as alemãs Aldi Lidl são os maiores expoentes.

WRC

Escrevemos tudo isto porque está chegando a hora da entrega do maior prêmio do varejo mundial, justamente o World Retail Awards (WRA), que acontece no próximo dia 30 na capital da França durante o World Retail Congress (WRC).

O evento será entre os dias 29/09 e 01/10 e debaterá o caráter disruptivo do avanço da tecnologia no mundo do varejo. As inscrições para o WRC podem ser feitas pelo site www.worldretailcongress.com e assinantes da NOVAREJO têm 15% de desconto, com o cupom de desconto GPAD15.

NOVAREJO, a melhor forma de conhecer o que é notícia, tendência e inovação no mundo do varejo, acompanhará de perto o WRC, com uma cobertura completa na revista impressa, no portalnovarejo.com.br e nas redes sociais. Não perca!

Leia mais:

A cada livro comprado, um livro doado

Prestígio e originalidade nativamente poloneses

A porta para o mundo digital

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]