/
/
“Luxo envolve inclusão social e uso correto de recursos naturais”, diz diretor da Osklen

“Luxo envolve inclusão social e uso correto de recursos naturais”, diz diretor da Osklen

Para Oskar Metsavaht, a moda tem o papel de mostrar que a sustentabilidade é fator fundamental no conceito de luxo. Entenda

Há 20 anos, a Osklen lançava sua primeira camiseta feita com algodão orgânico. O compromisso da varejista de moda de luxo com a sustentabilidade, que começou em 1999, já gerou mais de 120 materiais sustentáveis para a confecção de 130 mil peças até 2015. A marca tenta ressignificar o conceito de luxo, acrescentando a sustentabilidade como item indispensável na alta costura.

A Osklen começou a transformar comunidades ribeirinhas, valorizar o trabalho artesanal e gerar renda para classes desfavorecidas criando seus próprios materiais ao invés de trabalhar com o que é comum no segmento – algodão, poliéster, seda.

A aposta no sustentável aconteceu por causa do fundador da marca, Oskar Metsavaht. O atual diretor de criação e estilo da Osklen associa o conceito de luxo à maneira sustentável de desenvolver suas coleções. Para ter sua imagem ligada ao uso consciente de recursos naturais, a companhia produz as roupas a partir de materiais que foram descartados por outras indústrias.

A Osklen desenvolveu técnicas, investiu em pesquisa e em comunidades que poderiam ajudar no processo de criação de materiais como algodão reciclado, garrafas PET reaproveitadas, couro de peixe e solado reciclado. Cada um desses materiais gerou impacto positivo em alguns ecossistemas. A empresa reuniu números dos 20 anos de atuação sustentável e divulgou os resultados durante a Feira Brasileira do Varejo (FBV).

Vestindo sustentabilidade

Os calçados da Osklen são feitos a partir de pala de arroz, cortiça e aparas de borracha. A empresa divulga que conseguiu economizar 1.887 KWh a cada mil pares produzidos.

Já a produção de camisetas com algodão reciclado é responsável pela economia de 3.900 litros de água por peça produzida. Só em 2017, a Osklen produziu 3.500 peças com algodão reciclado.

A varejista de moda conseguiu reciclar 272 mil garrafas PET apenas em 2017. O material é usado para fazer fibras de poliéster que, por sua vez, é matéria-prima de agasalhos e camisetas. A reciclagem de garrafas PET gerou a economia de 199 milhões de litros de água no ano retrasado, além de reduzir em 70% o uso de energia na comparação com o uso de materiais tradicionais.

O couro de peixe é outro material usado nas roupas da Osklen. Nativo da Amazônia, o Pirarucu é um dos maiores peixes de água doce do mundo. Sua carne é apreciada, seu couro, porém, é descartado por ser um material extremamente resistente. A varejista de moda se uniu a comunidades ribeirinhas que fazem a pesca da espécie para viabilizar o uso da pele do Pirarucu em suas coleções.

A prática resultou na redução de 27 toneladas na emissão de gases do efeito estufa. Já são oito anos que o projeto gera renda para pequenos produtores na Amazônia.

Sustentabilidade é o novo cool

Para Oskar Metsavaht, o papel da moda é mostrar que a sustentabilidade é o “novo cool”. Ele fala sobre o conceito de luxo contemporâneo: “O luxo precisa ser percebido, não dito. O luxo contemporâneo envolve inclusão social e o uso correto de recursos naturais”.

No caso da Osklen, a inovação tem um custo alto. Os materiais sustentáveis ainda não têm escala, o que eleva seu preço, a empresa investe em pesquisa para desenvolver novos materiais e ainda precisa educar o consumidor, que precisa conhecer todo o processo de desenvolvimento para entender o valor do produto. “É um dever da sociedade consumir produtos de desenvolvimento sustentável. Não é caro, a Osklen tem um custo por ser original, não copiamos. As outras marcas vão lá para fora e copiam, isso acontece muito”, diz Metsavaht.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]