Pesquisar
Close this search box.
/
/
O futuro da omnicanalidade com IA, automação e hiperpersonalização 

O futuro da omnicanalidade com IA, automação e hiperpersonalização 

Nível de exigência e versatilidade do consumidor é extremamente alto e IA surge como uma das principais ferramentas para atendê-lo

Na era digital, os consumidores assumem perfis cada vez mais conectados e indiferentes ao canal. Eles mudam constantemente de um canal para o outro – de on-line para off-line e vice-versa – e esperam uma experiência contínua e uniforme sem qualquer lacuna perceptível. Essa descrição foi feita por Hermawan Kartajaya e Philip Kotler no livro Marketing 4.0 (editora Sextante) e delineia o que se tornou o consumidor na era do digital.

Tal comportamento trouxe às empresas o desafio de manter a satisfação plena em uma era com cada vez mais canais de interação. Dessa forma, trazer suavidade à experiência dentro de um universo omnichannel se torna crucial. A Inteligência Artificial (IA), então, surge como uma das principais armas para que negócios consigam cumprir com o nível de exigência desses consumidores.

Para conseguir entregar um serviço que seja de fato omnichannel tanto quanto hiperpersonalizado, os negócios precisam dar dois passos atrás, segundo observa Vinícius Gravito, arquiteto de soluções da Run2Biz, durante o painel “O futuro da omnicanalidade: IA, automação e hiperpersonalização”, que aconteceu durante o CONAREC 2024.

Para ele, o primeiro passo para alcançar um nível de omnicanalidade é executar processos e ter procedimentos definidos.

“Para que o cliente se sinta personalíssimo, ele tem de ter sentimento de pertencimento. E, para isso, independentemente do canal, é preciso estabelecer procedimentos e processos efetivos. A partir do momento que se faz isso, aí sim acontece o segundo estágio que visa justamente treinar as pessoas que irão atuar nos meios do atendimento de omnicanalidade. É nesse ponto que a tecnologia entra e que fazemos consultoria para organizar processos”, comenta.

Quando há um processo organizado e todas as integrações com fontes de dados estabelecidas, a IA entra para catalogar, cruzar informações, trazer insights e entregar a experiência pretendida, que foi traçada lá no início da estratégia do negócio. “Aqui a IA começa a fazer sentido não só no atendimento, mas também para trazer insights de forma geral”, observa Gravito.

2024 Luis Franca [email protected]

De dentro para fora

Negócios de sucesso sabem que ter uma estratégia com foco no humano é a chave para a entrega de uma boa experiência. Nesse sentido, olhar para dentro – até mesmo antes de proporcionar um serviço para fora – é o diferencial.

Considerando um universo multicanal e hiperpersonalizado, esse contexto “tem mudado também a cultura dos colaboradores dentro da jornada do cliente”, destaca Edson Machado Filho, coordenador do Hubs e do Centro de Empreendedorismo e Inovação (CEI) do Ibmec/SP.

Dentro da Roche Farma Brasil, Regina Moura, diretora de comunicação corporativa, digital e eventos da empresa, conta que o toque humano continua essencial dentro da jornada do seu principal cliente, que é o médico.

“Temos de nos preparar para um futuro em que médicos serão nativos digitais. E os nossos representantes de vendas têm de acompanhar o que está acontecendo no mercado. Foi assim que criamos uma posição estratégica que chamamos de ‘Parceiro de Jornada'”, conta.

Esse parceiro de jornada é o representante atualizado que conta com dados e tecnologia para atender o cliente de forma personalizada. Dentro desse contexto, Regina conta também que foi importante entender que sem os dados essa entrega de uma nova experiência não seria possível.

“Aprendemos que sem a cultura data-driven eu não tenho o mínimo, porque preciso da inteligência dos canais para trazer o que o cliente quer. É coletar dados da maneira mais inteligente e acurada possível para ter insights e isso demanda dos colaboradores também”, pontua.

Diego Kilian, diretor de multicanal da RD Saúde, complementa a fala observando que hoje a hiperpesonalização é um desafio que a IA pode ajudar a solucionar, especialmente em um universo de quase 50 milhões de clientes, como é o da RD Saúde.

É por meio dela que é possível não apenas entregar serviços e produtos que os clientes necessitam, mas também abrir o leque de ofertas de valor. “Cada vez mais o objetivo é entregar uma experiência personalizada, que é falar de saúde, prevenção e de uma série de outras coisas que vão além das ofertas.”

Mas ele salienta que nem sempre a IA é a resposta. “O que aprendemos foi: calma, nem tudo precisa de IA”, disse o executivo ao contar a própria jornada da RD Saúde. “Vejo muitas empresas conscientes ao buscar algum profissional para fazer a curadoria por meio da IA, e isso é fundamental. A máquina aprende, mas ela precisa de diretrizes”, conclui Gravito.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]