O Consumidor.gov.br é uma ferramenta que surgiu para agilizar a solução de conflitos de consumo, mediando as relações entre consumidores e empresas, facilitando o diálogo entre eles. E, para atender às necessidades do consumidor das novas gerações, os hiperconectados Millennials, a plataforma também existe em formato de aplicativo.
Como o site, o app também tem funcionamento simples. Ao abrir a ferramenta, o usuário entra com login e senha – após um cadastro rápido – e já pode fazer sua primeira interação, na opção “Relato do Consumidor”, direcionada a uma marca. Também como no site, as empresas são obrigadas a responder em até dez dias, dando continuidade ao diálogo. E podem ser avaliadas pelos usuários. As avaliações ajudam a outros consumidores, que verão como as empresas responderam questões de usuários anteriores.
Até agora, o Consumidor.gov.br tem atingido bons índices de solução, resposta e satisfação. Ao todo, são 303 empresas credenciadas na ferramenta. Desde seu lançamento, em 2014, 252.939 reclamações foram finalizadas (dados de janeiro de 2016). O índice médio de solução é de 78,9%, com 99,2% das reclamações respondidas, em um prazo médio de 6,5 dias.
O aplicativo pode ser baixado nas lojas virtuais do sistema Android e iOS. Os dados coletados pela ferramenta irão para a mesma base do portal Consumidor.gov.br.
Para saber mais sobre o Consumidor.gov.br, além de mais informações sobre os direitos do consumidor e como evitar conflitos no relacionamento, não perca o Seminário A Era do Diálogo
Serviço:
O que: Seminário A Era do Diálogo
Quando: 19 de abril de 2016
Onde: Hotel Renaissance
Realização: Grupo Padrão, revista Consumidor Moderno
Mais informações: www.aeradodialogo.com.br ou pelo telefone 55 11 3125-2215