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O antes, durante e o depois da Black Friday

O antes, durante e o depois da Black Friday

Especialista explica o que é preciso para oferecer a melhor experiência ao consumidor em uma das datas mais importantes do ano

Nesta próxima sexta-feira consumidores brasileiros  irão gastar mais de R$ 2 bilhões em compras pela internet. Serão mais de 30 milhões de pessoas online aproveitando condições especiais e antecipando suas compras de Natal. Como aproveitar a data para oferecer uma experiência excepcional aos consumidores?

Com a disseminação de redes sociais e dispositivos móveis, o consumidor tem enormes expectativas de retorno sobre o varejo. É cada vez mais fácil e rápido encontrar ofertas cada vez melhores e identificar armadilhas. Por isso, prover uma ótima experiência com a marca é fundamental para fidelizar o cliente, criando uma relação que se desenvolva ao ouvir e engajar o cliente de forma apropriada.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

Confira o que é preciso considerar no antes, durante e depois da data.

Antes
-Tenha em mente que o consumidor busca uma experiência personalizada e isso contempla o conteúdo e interações em seus canais de comunicação, como e-mail e redes sociais.
-Identifique e conecte-se com potenciais formadores de opinião que podem ajudar a alavancar suas vendas, e estimule-os com promoções e brindes.
-Monitore também os “haters” para criar uma presença consistente da sua marca na web e se preparar para eventuais crises.
-Crie um hotsite exclusivo para a Black Friday, para não prejudicar o site principal em caso de grande número de acessos.
-Aumente sua capacidade de banda larga para garantir que o e-commerce não saia do ar ou sofra instabilidade durante o evento.
-Multiplique seus canais de comunicação, contrate e treine profissionais para responder aos clientes corretamente e em tempo real por todos os meios.
-Defina as funções de cada membro da equipe e deixe claro a quem cada equipe deve recorrer em caso de dúvida.
-Prepare um plano contemplando tudo o que pode acontecer de errado, com várias alternativas para driblar cada tipo de problema.

Durante
-Prepare-se para a guerra! Na Black Friday, os clientes querem comprar e não se importam se será de você ou do seu concorrente. Então use todas as suas armas.
-Ofereça descontos reais ou sua marca sofrerá as consequências por muito tempo.
-Não prometa o que não poderá cumprir. Seja honesto quanto às quantidades de produtos em oferta, aos prazos de entrega e às taxas cobradas.
-Alcance o seu consumidor divulgando conteúdo relevante.
-Não deixe nenhuma reclamação sem resposta nesse período, mesmo que seja de compras anteriores.
-Monitore as mídias sociais de forma ativa, se envolvendo com os consumidores à medida que as interações se desenrolam.
-Acompanhe o desempenho de sua campanha em tempo real e mude a estratégia conforme o resultado, a cada hora se necessário.

Depois
-Continue o monitoramento dos canais de comunicação, para gerenciar eventuais crises e aproveitar novas oportunidades de negócios.
-Garanta que os fornecedores entreguem os produtos nos prazos acordados.
-Fortaleça os relacionamentos criados durante a Black Friday enviando conteúdo relevante periodicamente via e-mail marketing e redes sociais.
-Não descuide do atendimento no pós-venda e lembre-se que trocas geralmente levam a novas vendas.
-Faça um balanço dos acertos e erros da campanha, para se preparar para a Cyber Monday e o Natal.

*Por Daniel Hoe, diretor de Marketing da Salesforce para América Latina

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SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

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