Pesquisar
Close this search box.
/
/
O agora, o depois e você

O agora, o depois e você

O País agoniza diante da putrefação explícita do sistema político. Estávamos no túnel e a luz que avistávamos era a do abismo?

No final da tarde de ontem, uma bomba explodiu. Uma bomba feita do material orgânico que atirou o Brasil na recessão mais tenebrosa da nossa história: corrupção, tráfico de influência, malas de dinheiro, ganância, acordos furtivos, conluios entre agentes públicos, privados, políticos e toda sorte de escroques.
O País que trabalha à luz do dia e que a duras penas procurava resgatar uma certa normalidade, vislumbrando um horizonte, foi atirado novamente ao terreno lúgubre de nossas baixezas políticas.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
Mesmo o mais impoluto trabalhador, o mais alienado cidadão não tem mais a prerrogativa da inocência. A crise que nos domina é parte de nossas vidas e também reflexo de nossas escolhas equivocadas, do nosso apego por soluções mágicas e ilusões embaladas pelo marketing político.
Se ontem havia algum motivo para otimismo, hoje só há perplexidade e o depois traz apenas perguntas: renúncia? Impeachment, o segundo em dois anos, como a mais vil das repúblicas bananeiras? Eleição indireta como prevê a Constituiçãao? Mas quem poderia ser ungido presidente por um Congresso coalhado de suspeitos e dos suspeitos de sempre? Eleição direta? E jogar o País nas mãos de um aventureiro, sem uma discussão política mais ampla? Ou pior, devolver o País às mãos de quem estruturou decisivamente a propinocracia que fagocitou a democracia?
Em outras crises, nesses tempos inacreditáveis que vivemos desde 2003, primeiramente dopados pela ilusão de crédito farto, populismo fantasioso de um País que se tornaria potência, depois paulatinamente incomodados e por fim escandalizados com a dimensão doentia da propinocracia que remodelou boa parte das instituições, seguimos trabalhando.
Essa resposta quase inevitável fez com empreendedores, executivos, cidadãos pudessem viver, tentando trazer algo de normal para o cotidiano anormal de um País em transe: inseguro, quebrado, vergado sob o peso de um Estado devorador de recursos e dominado por uma lógica de permanência de uma casta no poder. A política tornou-se profissão e artifício para assegurar poder e influência vitalícias às custas de milhões que se autoenganam.
Mas nem essa tentativa de se agarrar à normalidade nos resta. Trabalhar para quê mesmo? Recolher impostos para quem? Produzir com que objetivo? O fato é que o País precisa de uma solução urgente. E ela tem de partir de uma orquestração de lideranças que inclua necessariamente os agentes produtivos, varejo incluso. Não é possível admitir a contumaz inércia de nossa classe empresarial diante desse quadra. Ou assumimos nosso papel decisivo nesse momento ou novamente ficaremos a reboque das ideologias e vicissitudes de uma agenda política que poderá mergulhar o País mais ainda no abismo.
Havia uma impressão de que caminhávamos pelo túnel seguindo uma luz – ao menos na economia – rumo a um arejamento de princípios e de busca de racionalidade. Mas a bomba clareou um abismo que parece tragar a nação. Sim, o momento é de frear essa queda, defendendo uma agenda modernizadora dos costumes políticos e da implementação de uma agenda realmente empreendedora, qualquer que seja o governo ou o arranjo político que resulte dos escombros e das ruínas do sistema atual.
Agora, você, eu e todos nós estamos colhendo as raízes da propinocracia que deixamos imperar por sobre a nossa inépcia, apatia e inação. Que nosso amanhã seja o resultado não apenas da nossa indignação, mas sobretudo da nossa ação.
*Jacques Meir é diretor de Conhecimento do Grupo Padrão, que detém NOVAREJO

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]