Pesquisar
Close this search box.
/
/
O futuro é IA: Nvidia tem crescimento de 769% no lucro líquido

O futuro é IA: Nvidia tem crescimento de 769% no lucro líquido

Crescimento dos resultados da Nvidia se deve ao aumento da procura por processadores e chips para Inteligência Artificial.

Os resultados do último trimestre fiscal da Nvidia – fabricante de chips eletrônicos norte-americana – mostram como a demanda de Inteligência Artificial (IA) está impactando o mercado. A empresa foi fundada em 1993 com o objetivo de desenvolver gráficos de videogames e diferentes produtos multimídia, e mais de 30 anos depois, alcançou um lucro líquido de US$ 12,28 bilhões no encerramento do trimestre, encerrado no final de janeiro. O número representou um salto anual de 769%.

Segundo o CEO e cofundador da Nvidia, Jensen Huang, há um motivo para o crescimento: a Inteligência Artificial. “A computação acelerada e a IA generativa atingiram um ponto de inflexão”, afirmou em comunicado. “A demanda está crescendo em todo o mundo entre organizações, indústrias e nações”.

“Nossa plataforma de Data Center é impulsionada por drivers cada vez mais diversos – demanda por processamento de dados, treinamento e inferência de grandes provedores de serviços em nuvem e especializados em GPU, assim como de empresas de software empresarial e de internet para consumidores”, afirmou o CEO. “As indústrias verticais – lideradas pelo setor automobilístico, serviços financeiros e saúde – agora estão em um nível multibilionário”.

Da GPU ao H100

A Nvidia é uma empresa queria pelos gamers em todo o mundo. Foi ela quem lançou a GPUgraphics processing unit ou Unidade de Processamento Gráfico –, para computadores e videogames. É essa tecnologia responsável por renderizar imagens e vídeos de diferentes recursos multimídia, e hoje está presente em smartphones, tablets, televisores, notebooks e mais.

Ao longo dos anos, lançou uma série de aperfeiçoamentos e outras inovações, como a CUDA, uma plataforma para desenvolvimento de software, lançada em 2006. A Nvidia também criou a chamada NVIDIA RTX, uma placa de processamento de vídeo com capacidade de ray tracing, que simula o reflexo da luz sobre objetos presentes na imagem sem a necessidade de programação.

Anos depois, a Nvidia representa hoje cerca de 70% das vendas do mercado de chips de IA, concorrendo com empresas como Amazon, Google, Meta e Microsoft. O produto mais procurado é o Hopper H100, GPU para servidores que possui o chip GH100 e é considerado uma das melhores – se não, a melhor – para processamento de Inteligência Artificial.

O futuro é IA

A Nvidia ainda possui diversos serviços voltados para o desenvolvimento de IA e IA generativa, além de análise de dados e computação, por meio de sua plataforma. São infraestruturas, softwares, modelos de linguagem e cibersegurança altamente desejadas por organizações em todo o mundo que estão desenvolvendo suas próprias tecnologias e inovações na área.

Mesmo a NVIDIA RTX, introduzida há seis anos pela empresa e desejo de milhões de gamers e criadores de conteúdo, agora também se tornou uma plataforma para PC de Inteligência Artificial generativa. “O próximo ano trará grandes ciclos de produtos com inovações excepcionais para impulsionar nossa indústria para frente”, declarou Huang. “Venha se juntar a nós no próximo GTC [conferência da Nvidia para desenvolvedores, que será sediada em março], onde nós e nosso rico ecossistema revelaremos o emocionante futuro que nos aguarda”.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]