Pela primeira vez desde 2010, o número de novas empresas caiu no primeiro bimestre do ano, segundo indicador divulgado hoje (30) pela Serasa Experian. A queda foi de 7,2% em relação ao primeiro bimestre de 2014. Ao todo, foram criadas 295.459 novas companhias no País.
Considerando apenas fevereiro, também houve queda, de 8,6%, frente ao mesmo mês do ano passado. No período, 144.501 empresas nasceram em território brasileiro. Na comparação com janeiro, o recuo foi de 4,3%.
Segundo os economistas da entidade, o cenário macroeconômico, o grau de confiança dos empresários e consumidores tem desestimulado o surgimento de novos empreendedores no País.
Considerando o setor, o comércio mantém a participação de 30,1% do total dos novos empreendimentos. De janeiro a fevereiro, 88.808 companhias nasceram no setor.
Segundo a Serasa, a participação do comércio entre empresas que surgem no País tem recuado nos últimos anos (de 34,9%, de janeiro a fevereiro de 2010, para 30,1% no mesmo período de 2015).
O segmento de serviços, por sua vez, continua sendo o mais procurado por quem quer empreender: foram 181.425 no primeiro bimestre, 61,4% do total. No setor industrial, foram abertas 24.311 empresas, 8,2% do total.
Por regiões, todas apresentaram queda no primeiro bimestre, com destaque para o Sudeste, onde houve queda de 8,1%, seguida da região Nordeste (-7%), Norte (-7%), Centro-Oeste (-6,7%) e Sul (-4,9%).
Leia mais





