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De olho na população desbancarizada, cartão do Nubank ganha opção débito

De olho na população desbancarizada, cartão do Nubank ganha opção débito

Com aval do Banco Central, fintech financeira também permitirá saques. Taxa por operação será de R$ 6,50. Serviços serão testados por 10 mil clientes

As fintechs financeiras decidiram disputar abertamente o mercado com os bancos tradicionais. O Nubank, startup que opera no país desde 2013, anunciou ontem que passará a oferecer a função débito para os cartões de clientes da Nuconta. A possibilidade de pagamento além da função crédito, segundo os executivos da empresa, era a principal demanda dos clientes.

A mudança foi autorizada pelo Banco Central (BC). Desde janeiro deste ano, o BC já havia dado aval para a fintech funcionar como uma instituição financeira regular, ou seja, oferecendo serviços que hoje são encontrados nos bancos de varejo.

Além da função débito, o cartão da Nuconta permitirá saques em terminais do Banco24horas. Cada operação terá uma taxa de R$ 6,50. De acordo com Cristina Junqueira, vice-presidente da startup, o montante representa o valor cobrado pela administradora dos caixas eletrônicos. O Nubank, explicou a executiva, optou por repassar o valor integralmente e, dessa forma, evitar a adoção de tarifas sobre os correntistas. Não haverá limite de saques.

A opção débito já aparecia para clientes com cartão contactless desde outubro. No entanto, ao tentarem realizar uma operação, eles recebiam uma mensagem informando que a modalidade estaria disponível em breve. Inicialmente, as duas novas opções serão oferecidas a 10 mil clientes, que irão testá-las. Estarão nessa lista aqueles correntistas com cartão contactless. Após esse período de avaliação, a fintech diz que irá estender os serviços para os 2,5 milhões de clientes de sua carteira. A empreitada deve ser concluída no final do primeiro trimestre de 2019.

Segundo os executivos do Nubank, os serviços anunciados têm como objetivo captar clientes com necessidades simples. A avaliação feita é que, neste momento, o débito e o saque terão maior força de atração do que a oferta de produtos como crédito imobiliário ou outras modelagens de investimentos. O alvo da startup são os cerca de 80 milhões de brasileiros que não possuem vínculo com nenhuma instituição financeira. Ou seja, a empresa busca ser a porta de entrada para a bancarização e o acesso aos meios eletrônicos de pagamento.

Leia mais: Banco Central autoriza primeira fintech a conceder crédito com recursos próprios

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