Pesquisar
Close this search box.
/
/
Em qual normalidade você escolherá viver após a pandemia?

Em qual normalidade você escolherá viver após a pandemia?

"Para evitar um cenário socioambiental sombrio, faz-se necessária uma imediata correção de rumo. Um novo normal. Novas relações, atitudes, formas de pensar"

Conforme a pandemia parece chegar a um momento que nos permite ter mais esperança, ainda não dá para saber quais transformações irão perdurar em nossas vidas, mas para mim está claro que o “novo normal” não é feito de máscaras, distanciamento e álcool em gel. Este período de cuidados extremos e necessários vai passar.

Quando isso acontecer, o que será normal?

O novo normal, na falta de um termo melhor, tem que ser um período em que reconciliar a prosperidade dos negócios com o futuro do planeta seja prioridade máxima para todos, indivíduos e organizações, independentemente da área de atuação. Em que inclusão e diversidade tornem-se políticas estratégicas de geração de valor, ampla e definitivamente adotadas tanto na esfera pública quanto na privada. Onde ideias e visões de mundo distintas, mesmo que conflitantes, possam coexistir de maneira pacífica e respeitosa.

Há motivos mais do que suficientes para isso.

Se quase dois anos de crise e restrições impostas por uma pandemia nos levaram à beira do colapso, o que aconteceria com décadas de desequilíbrio, fenômenos meteorológicos extremos, terríveis secas e inundações, elevação do nível dos oceanos e extinções em massa? Estes são alguns dos aspectos de uma iminente crise climática, que irá afetar todo o planeta caso não sejam tomadas medidas profundas e urgentes para evitar que ela aconteça.

O Holoceno, época de estabilidade que sucedeu o último período glacial da Terra há aproximadamente 12 mil anos, proporcionou as condições necessárias para a civilização humana florescer neste planeta. Sem suas formidáveis condições de moderação e constância ecológicas, o surgimento da agricultura estaria seriamente comprometido.

Contudo, desde meados do século XX, passaram a ocorrer pressões excessivas sobre alguns dos mais relevantes ciclos biogeoquímicos, como o do carbono e do nitrogênio, exercidas exclusivamente por uma espécie: a humana.

Para ilustrar a dimensão disto, três quartos de todo o dióxido de carbono estocado hoje em nossa atmosfera foram emitidos apenas nos últimos setenta anos – uma fração de segundo na escala geológica. Nesse mesmo espaço de tempo, o número de veículos motorizados passou de 40 milhões para 850 milhões. A quantidade de nitrogênio sintético, usado principalmente na fertilização agrícola, foi de quatro milhões de toneladas para mais de 85 milhões. A produção de plásticos foi de um milhão de toneladas para 350 milhões. A este surto de progresso material os historiadores ambientais deram o nome de “A Grande Aceleração”. É ela que marca a nossa entrada naquilo que está sendo considerada por um grande grupo de cientistas como uma nova era – o Antropoceno, um período até este momento marcado por crescente desequilíbrio ambiental, erosão da biodiversidade e acidificação dos oceanos.

Neste mesmo período de 70 anos, ainda que este avanço da atividade humana tenha trazido acesso a mais recursos e melhores condições de vida e saúde para boa parte dos países do mundo, ainda não conseguimos superar sérias questões étnico-raciais, sociais, religiosas e políticas. Fome, miséria e conflitos de toda magnitude são sombras impossíveis de se ignorar – pelo menos não sem sérias consequências.

Para evitar um cenário socioambiental sombrio, faz-se necessária uma imediata correção de rumo. Um novo normal. Novas relações, atitudes, formas de pensar. Não dá mais para continuar fazendo tudo como antes, esperando alguma mágica que traga resultados diferentes. Os sinais estão aí, para quem quiser ver.

“Diga-me eu esquecerei, ensina-me e eu poderei lembrar, envolva-me e eu aprenderei”

A frase, atribuída a Benjamin Franklin, ilustra como o setor de eventos pode ter papel fundamental na construção deste desejável novo normal, deixando para trás o lugar de vilão ou de atividade supérflua geralmente atribuído a ele no noticiário durante a pandemia.

Eventos são lugares de encontro, de celebração, de troca e aprendizado, que envolvem completamente o público. Mais do que falar sobre uma mudança hipotética, nos eventos podemos prototipar, testar e divulgar mudanças possíveis, criando contextos em que é possível vislumbrar e experienciar um futuro melhor, mais diverso, sustentável e humano.

Este novo normal dos eventos não pode ser apenas do backstage para fora. Há uma boa lição de casa a ser feita, revisitando toda a cadeia de valor do setor. Eu não enxergo desafio mais interessante para abraçarmos na retomada – e nos anos que se seguirão.


+ Notícias

Em plena pandemia, um evento provou que é possível ser phygital

De Data-Curious a Data-Driven: Como ser realmente orientado por dados?

A certeza da mudança e a necessidade do protagonismo


 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]