Pesquisar
Close this search box.
/
/
ChatGPT: Novo malware rouba credenciais de rede social

ChatGPT: Novo malware rouba credenciais de rede social

Golpistas usam popularidade de ChatGPT para tentar roubar informações de contas salvas nos navegadores, principalmente em perfis de empresas

Pesquisadores da Kaspersky identificaram um novo malware agindo nas redes sociais que tem como alvo usuários do ChatGPT. Segundo especialistas da empresa, os golpistas estão criando grupos nas redes que imitam contas oficiais do laboratório de inteligência artificial OpenAI e comunidades de entusiastas do ChatGPT para realizar os ataques. Os pesquisadores destacam que os golpistas são muito convincentes.

Nesses falsos grupos são publicadas postagens “aparentemente oficiais” com notícias sobre o serviço e divulgando um programa fraudulento disfarçado de um software do ChatGPT para o desktop.

Quando o usuário da rede clica no link é direcionado para um site bem projetado que se passa pelo site oficial do ChatGPT. Esta página falsa pede para a vítima baixar uma suposta versão do ChatGPT para Windows, que na verdade é um malware.

O processo de instalação começa, mas é interrompido abruptamente por uma mensagem de erro, informando que o programa não poderá ser instalado. Essa mensagem serve para iludir a vítima, que pensará que não conseguiu instalar o aplicativo. No entanto, a instalação do programa foi concluída com um trojan-steal (Trojan-PSW.Win64) capaz de roubar informações de contas salvas nos navegadores Chrome, Edge, Firefox, Brave entre outros.

Os principais alvos dos golpistas são cookies e credenciais de login para contas do Facebook, TikTok e Google, especialmente as relacionadas a empresas. Além do roubo de contas, o malware tenta obter informações como a quantia gasta em publicidade e o saldo atual das contas comerciais.

A atuação do grupo não está restrita ao Brasil. O malware disfarçado de ChatGPT já atacou vítimas na África, na Ásia, na Europa, na América do Norte e América do Sul.

“Esta campanha que está explorando a popularidade do ChatGPT é um excelente exemplo de como os golpistas digitais usam as técnicas de engenharia social com maestria e conseguem explorar a confiança dos internautas em determinadas marcas e serviços populares”, afirma Darya Ivanova, especialista em segurança da Kaspersky.

Darya afirma ainda que é importante que as pessoas desconfiem sempre, porque às vezes um serviço parece legítimo e não é. Segundo ela, a única saída para se proteger, sem deixar de explorar novas tecnologias, é buscar informação e agir com cautela na internet.

Nesse sentido, especialistas da Kaspersky dão as seguintes recomendações:

  • Cuidado ao baixar programas, especialmente se for em sites de terceiros. O ideal é sempre buscar fontes oficiais.
  • Usar senhas fortes e exclusivas para cada serviço online e habilitar a autenticação em duas etapas sempre que possível. Isso pode ajudar a evitar que as contas sejam comprometidas por invasores.
  • Ter cuidado com links ou e-mails suspeitos de fontes desconhecidas. Os golpistas costumam disfarçar os golpes usando temas populares.
  • Usar uma solução de segurança confiável e mantê-la sempre atualizada para bloquear qualquer acesso ou download suspeito.


+Notícias

Para Neil Patel, ChatGPT ainda está longe de substituir pessoas

Recuperação Judicial protege Americanas de ordem de despejo?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]