/
/
Startups, hubs e agências: formas de consumir informação mudaram o mercado

Startups, hubs e agências: formas de consumir informação mudaram o mercado

As grandes agências estão condenadas a perder espaço para hubs criativos e startups? Confira a nova coluna de Michal Conrad, da Berlin School of Creative Leadership

Recentemente, conversamos com o cofundador e presidente da Crispin Porter, Chuck Porter, colaborador de longa data da Berlin School, para discutir algumas questões a respeito do futuro das agências e como o excesso de informação está influenciando a maneira com que o público consome propaganda.

Divido aqui com vocês duas das questões que considero as mais relevantes neste momento:

Por que as grandes agências estão perdendo oportunidades para empresas menores de publicidade ou startups?

A indústria está ficando cada vez mais fragmentada, e cada vez menos clientes estão concentrando todo seu orçamento em apenas uma agência e permitindo que ela seja a única representante da marca. Eu acredito que isso ainda exista, mas é menos comum do que já foi um dia. Atualmente, é mais comum que os clientes encarreguem diferentes prestadores de serviço para diferentes atribuições.

Você falou sobre a importância de ser prolífico. Como a agilidade e a capacidade de resposta se encaixam neste contexto?

O mundo está mudando muito rapidamente, e há muito mais canais de mídia que as pessoas utilizam hoje. Antigamente, você poderia contar que uma determinada porcentagem da sua audiência assistiria determinado programa e você saberia como atingi-la – isso já não é mais verdade. Outro ponto importante é que o conteúdo fica “gasto” muito rápido, a capacidade de concentração é curta, as pessoas ficam entediadas… Há pesquisas dizendo que uma parte da audiência se sente irritada ao ver uma propaganda mais de uma vez; então muitas ideias estão sendo usadas (sem impacto). É por isso que eu acredito que ser prolífico é importante: hoje em dia, é menos relevante trabalhar duro e por muito tempo para encontrar “a grande ideia”. É mais interessante fazer um monte de coisas e deixar que a audiência te diga o que tem impacto.

Refletindo sobre as respostas de Porter, alguns paradigmas do tempo em que vivemos ficam evidentes: colaboração versus concorrência; informação e consumo; e o líder conector.

Na era do acesso imediato e abundante à informação, é tentador buscarmos um caminho único e reconfortante que traga todas as respostas; mas isso me parece ingênuo e limitante.

Se as agências não atuam mais sozinhas para atender um cliente, a colaboração, muito mais do que a concorrência, se torna a chave de um novo modelo de negócios – muito mais rico, diverso e abrangente. Já o líder criativo deve cada vez mais torna-se conector, em detrimento do foco primordial em gestão interna. E se o conteúdo se pulveriza nas inúmeras plataformas e se “gasta” rapidamente, também são incontáveis as possibilidades de inovar. Um exercício desafiador a ser praticado com humildade e resiliência; mas que também traz infinitas oportunidades de experimentação e de diversificar o olhar e testar novas abordagens. E você, o que testou hoje?

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]