Pesquisar
Close this search box.
/
/
Conheça a nova área de atendimento do Magalu

Conheça a nova área de atendimento do Magalu

A Consumidor Moderno visitou a nova unidade do Magazine Luiza para entender os diferenciais do atendimento de uma empresa digital com pontos físicos e muito calor humano

A história do Magazine Luiza está diretamente conectada com o protagonismo feminino, desde a fundação. Criada em 1957 por Luiza Trajano Donato e Pelegrino José Donato, a empresa começou como um pequeno negócio na cidade de Franca. Luiza Helena Trajano, sobrinha da fundadora e presidente do Conselho de Administração, também mantém um papel fundamental na organização: prezava pela excelência no atendimento ao consumidor, antes mesmo da criação de um departamento focado nessa área. Sua atitude perante o cliente inspira todos os departamentos da empresa. Hoje, a área de Atendimento está ligada diretamente ao CEO, Frederico Trajano, que mantém a mesma atitude e foco total na satisfação dos clientes.
No Magalu, essa dedicação tem até nome, dentro da empresa: “Cliente na Veia”. Ele gera engajamento e dá autonomia para os colaboradores.
Beatriz Menezes, gerente de Atendimento, conta sobre um caso em que sua equipe, com um simples gesto, emocionou, fortaleceu e, sem dúvidas, engajou uma consumidora. “Uma cliente ligou para mudar o endereço de entrega, pois estava se separando do marido e mudando de casa, por sofrer agressões. Além de solucionar o problema, o atendente tomou a liberdade de elaborar uma carta com mensagens de apoio.”

magalu
Beatriz Menezes, Ricardo Querino, Amanda Carvalho e a equipe de atendimento do Magalu

Essa atitude é um exemplo de como os colaboradores estão alinhados com valores e ações da empresa. Em 2018, o Magalu lançou a campanha “Eu Meto a Colher Sim” – em oposição ao ditado “Em briga de marido e mulher não se mete a colher”. A embaixadora da causa foi a Lu, influenciadora virtual da marca que, hoje, é muito mais do que uma assistente virtual.
Os detalhes dessa história são contados à Consumidor Moderno em um novo espaço ocupado pelo Magazine Luiza na cidade de Franca. O lugar reúne a área de Atendimento (chamada de Luiza Resolve) e o laboratório de tecnologia (Luizalabs) e tem a vantagem de unir todos os canais de atendimento – telefônico, digital, feito para o cliente final, para lojas, para compras realizadas no e?commerce, inclusive marketplace, além de um canal de televendas – e a área de Inteligência, que realiza pesquisas qualitativas e quantitativas, analisa o teor dos contatos e das interações em redes sociais e trabalha melhorias na experiência dos clientes em toda a sua jornada.
Como explica Amanda Carvalho, gerente de Inteligência de Clientes, ter visão do relacionamento com o consumidor, e também das questões levantadas pelas lojas, permite que seja identificada a causa-raiz de um problema. “Assim, nós eliminamos o erro de fato e impedimos que ele se repita.”
magalu
Amanda Carvalho, Ricardo Querino, Beatriz Menezes

Visão digital

Essa estratégia é fundamental para a empresa que, cada vez mais, demonstra a capacidade de se destacar no setor, alavancando a atuação digital – hoje, o Magalu se posiciona como uma “empresa digital com pontos físicos e calor humano”. Ricardo Querino, gerente-geral de clientes, comenta sobre a transformação digital da empresa nesse sentido.
A estratégia passa, por exemplo, pelo uso de WhatsApp e robôs e pela implantação das mais avançadas tecnologias de atendimento e gestão de dados, que já liberou 20% do tempo do atendente e reduziu em 67% o tempo médio de espera do cliente. Essa iniciativa otimizou processos e liberou mais tempo ao atendente para que ele se dedique ao consumidor. Na prática, os colaboradores passaram a ter toda a visão do cliente em uma única tela, além de uma ferramenta multicanal que permite enxergar todo o histórico – inclusive o que aconteceu nas lojas. O resultado desse trabalho foi o aumento de 26% da satisfação dos clientes com o atendimento.
O executivo explica que esse modelo funciona também para os atendimentos aos clientes do marketplace. Neste caso, o cliente pode falar ou com o lojista, ou com o Magazine Luiza. A área de Atendimento está preparada para lidar com ambas as circunstâncias. “Temos a missão de entregar a mesma qualidade em todos os casos”, afirma Querino.

magalu
O novo local conta com espaços lúdicos dedicados aos funcionários

Modelo próprio

Com a chamada “Malha Luiza”, uma frota dedicada à distribuição de produtos da empresa e o modelo de “mini CD”, que torna as lojas pequenos centros de distribuição, a empresa lida bem com o desafio de levar os produtos para todo o Brasil. Nesse sentido, apesar de reconhecer aprendizados de gigantes como Amazon e Alibaba, Querino afirma que o Magalu “criou o próprio modelo”, levando em consideração as peculiaridades da realidade brasileira – sem abrir mão do calor humano.
Para manter a qualidade da relação com as pessoas, o Magalu tem, ainda, muito cuidado com o processo seletivo. De acordo com Beatriz, o alinhamento de valores é levado em consideração desde a contratação do profissional. Por exemplo, antes de começar a trabalhar, o colaborador tem acesso a mais de 30 horas de conteúdo sobre a empresa. Depois, há sete dias de treinamento presencial. Em seguida, o atendente passa por uma fase de aprendizagem em “células baby”, com o acompanhamento de um supervisor e, depois desse período, inicia os atendimentos com o restante da equipe.
Com essas estratégias, o Magalu tem como mantra, para 2019, viver o “ano do crescimento chinês, mantendo o cliente na veia”. Ao mesmo tempo, deseja digitalizar o Brasil. Considerando a alta de 15.467% das ações da empresa desde 2015, a aquisição da Netshoes e outros (muitos) destaques do desempenho da empresa, não há por que duvidar de tais ambições.


+ MAGAZINE LUIZA

Lucro do Magazine Luiza mais que dobra no segundo trimestre
As iniciativas de Bradesco, Vivo e Magazine Luiza em inteligência artificial
Amaro, GPA, Magazine Luiza, Starbucks, Amazon: o varejo está pronto para acelerar a inovação?


CO

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]