/
/
Lançamento da Nike inspira revista interativa com realidade aumentada

Lançamento da Nike inspira revista interativa com realidade aumentada

Com realidade aumentada, arte underground e design futurista, publicação une físico e digital para celebrar lançamento de tênis

A Nike uniu o físico e o digital ao dar vida a uma revista para marcar o Air Max Day, em Tóquio. Batizada de Unreal Motion, a publicação de 28 páginas mistura referências à cultura underground, moda, arte e tecnologia para apresentar o novo Air Max Dn8.

Criada em colaboração com a plataforma cultural Sabukaru Online e o estúdio criativo Kalkul, a Unreal Motion é ao mesmo tempo um objeto de arte e uma galeria portátil. Cada uma de suas páginas remete aos flyers clássicos de festas de música eletrônica. Já a estética do novo modelo remete ao espírito rebelde e experimental do universo underground. O conteúdo traz entrevistas exclusivas com oito artistas e apresenta oito obras visuais inéditas. Todas elas estão conectadas conceitualmente às oito unidades de ar do Air Max Dn8.

Além disso, existe um diferencial da publicação. Para a revista foi utilizada tecnologia de realidade aumentada. Assim, ela convida os leitores a escanear suas páginas com o celular e, com isso, mostra camadas digitais interativas que transformam a experiência de leitura em uma jornada sensorial. É a fusão do nostálgico com o futurista: o toque analógico das páginas ganha vida com elementos em 3D, vídeos e animações digitais, rompendo as barreiras entre o real e o virtual.

Um dos destaques do projeto, a colaboração com a Sabukaru, uma plataforma de cultura alternativa estabelecida em Tóquio, que propôs uma releitura radical da impressão tradicional. Com o uso de chips NFC e realidade aumentada, a equipe criou uma revista física que se transforma em experiência digital.

Aposta estratégica

O projeto é mais uma expressão da aposta estratégica da Nike na linha Air Max, um dos pilares da marca que segue movimentando cifras bilionárias. Em 2023, apenas o segmento de calçados da empresa gerou mais de US$ 33 bilhões em receita. Nesse resultado financeiro, modelos como o Air Max Dn8 têm papel fundamental, uma vez que combina apelo cultural, inovação tecnológica e colaborações com criativos de todo o mundo.

A ideia é que Unreal Motion seja não apenas uma revista, mas uma galeria portátil, uma vitrine de talentos e uma provocação visual que coloca a Nike em busca de se diferenciar nas experiências de marca.

Participação dos artistas

Para a Unreal Motion, oito artistas foram convidados para colaborar e interpretar um “movimento irreal”. A resposta ganhou forma no dia 26 de março, em Tóquio, durante o evento imersivo promovido pela Nike no Mugen Room, espaço conhecido por reunir arte, música e tecnologia. O ponto de partida para a iniciativa foi o lançamento do Air Max Dn8, modelo equipado com a mais recente tecnologia de amortecimento a ar da marca.

Com design futurista impulsionado por oito tubos de ar, o novo tênis serviu de inspiração para a criação de obras autorais que exploram o movimento sob diferentes prismas. Os artistas selecionados mergulharam no desafio de traduzir, por meio de linguagens visuais, o conceito de deslocamento que vai além do real. Para isso, fizeram uma combinação de recursos digitais e analógicos.

*Foto: Audio und werbung / Shutterstock.com / Sabukaru.online

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]