A Nike uniu o físico e o digital ao dar vida a uma revista para marcar o Air Max Day, em Tóquio. Batizada de Unreal Motion, a publicação de 28 páginas mistura referências à cultura underground, moda, arte e tecnologia para apresentar o novo Air Max Dn8.
Criada em colaboração com a plataforma cultural Sabukaru Online e o estúdio criativo Kalkul, a Unreal Motion é ao mesmo tempo um objeto de arte e uma galeria portátil. Cada uma de suas páginas remete aos flyers clássicos de festas de música eletrônica. Já a estética do novo modelo remete ao espírito rebelde e experimental do universo underground. O conteúdo traz entrevistas exclusivas com oito artistas e apresenta oito obras visuais inéditas. Todas elas estão conectadas conceitualmente às oito unidades de ar do Air Max Dn8.
Além disso, existe um diferencial da publicação. Para a revista foi utilizada tecnologia de realidade aumentada. Assim, ela convida os leitores a escanear suas páginas com o celular e, com isso, mostra camadas digitais interativas que transformam a experiência de leitura em uma jornada sensorial. É a fusão do nostálgico com o futurista: o toque analógico das páginas ganha vida com elementos em 3D, vídeos e animações digitais, rompendo as barreiras entre o real e o virtual.
Um dos destaques do projeto, a colaboração com a Sabukaru, uma plataforma de cultura alternativa estabelecida em Tóquio, que propôs uma releitura radical da impressão tradicional. Com o uso de chips NFC e realidade aumentada, a equipe criou uma revista física que se transforma em experiência digital.
Aposta estratégica
O projeto é mais uma expressão da aposta estratégica da Nike na linha Air Max, um dos pilares da marca que segue movimentando cifras bilionárias. Em 2023, apenas o segmento de calçados da empresa gerou mais de US$ 33 bilhões em receita. Nesse resultado financeiro, modelos como o Air Max Dn8 têm papel fundamental, uma vez que combina apelo cultural, inovação tecnológica e colaborações com criativos de todo o mundo.
A ideia é que Unreal Motion seja não apenas uma revista, mas uma galeria portátil, uma vitrine de talentos e uma provocação visual que coloca a Nike em busca de se diferenciar nas experiências de marca.
Participação dos artistas
Para a Unreal Motion, oito artistas foram convidados para colaborar e interpretar um “movimento irreal”. A resposta ganhou forma no dia 26 de março, em Tóquio, durante o evento imersivo promovido pela Nike no Mugen Room, espaço conhecido por reunir arte, música e tecnologia. O ponto de partida para a iniciativa foi o lançamento do Air Max Dn8, modelo equipado com a mais recente tecnologia de amortecimento a ar da marca.
Com design futurista impulsionado por oito tubos de ar, o novo tênis serviu de inspiração para a criação de obras autorais que exploram o movimento sob diferentes prismas. Os artistas selecionados mergulharam no desafio de traduzir, por meio de linguagens visuais, o conceito de deslocamento que vai além do real. Para isso, fizeram uma combinação de recursos digitais e analógicos.
*Foto: Audio und werbung / Shutterstock.com / Sabukaru.online
Um comentário
Não com sigo em drama no site da Nike