Aplicativos de celular podem ser vistos como um canal de facilidades e de engajamento com consumidores. Utilizados para diversas finalidades, que vão das vendas ao relacionamento, apps de marca remodelaram estratégias de marketing ao longo dos anos. No ambiente digital, o que se resumia a apenas mais uma ação de marketing, transformou-se em direção à experiência do cliente.
Para se ter uma ideia do seu potencial, o relatório The State of App Marketing Brazil 2022 aponta que, no Brasil, houve 4,5 bilhões de instalações de apps (non-games) no país, contemplando 12 mil aplicativos, entre julho de 2021 e junho de 2022.
Recentemente a Nike anunciou o lançamento oficial do seu aplicativo no Brasil, o Nike App, gratuito nas plataformas Android e iOS. De acordo com a Fisia (distribuidora oficial da marca no Brasil), o aplicativo da Nike chega com o objetivo de fornecer acesso personalizado para o consumidor, por meio de produtos, serviços e benefícios exclusivos para seus membros.
Benefícios e novidades antecipadas
De acordo com a marca, a partir do novo canal, a Nike quer acelerar ainda mais sua cultura de inovação ao alavancar os pontos de contato digitais que proporcionam uma experiência ainda mais próxima entre a Nike e o consumidor, além contribuir para tornar o esporte cada vez mais presente no dia a dia das pessoas – seja por meio de produtos, experiências ou serviços.
“Sabemos que o nosso consumidor tem fidelidade com a marca, se interessa por benefícios exclusivos e novidades antecipadas, portanto pesquisamos e desenvolvemos um app para trazer o que há de mais moderno do ecossistema Nike. Esta é uma forma de nos conectarmos ainda mais com o público e apresentar o esporte de forma leve e prazerosa no cotidiano de cada um.”, destaca Gustavo Viana, diretor de marketing da Fisia, distribuidora oficial da Nike no Brasil.
Para esse lançamento, a Nike disponibilizará um cupom de desconto de 10% para os usuários realizarem sua primeira compra no aplicativo, basta inserir o código “PRIMEIRACOMPRA” na área destinada ao cupom no carrinho antes de finalizar o processo. Além disso, os usuários do Nike App terão acesso privilegiado às últimas inovações da Nike e poderão aproveitar descontos exclusivos em datas de varejo comemorativas. Antes mesmo de estar disponível nos canais tradicionais, como Nike.com, lojas físicas Nike ou revendedores parceiros, os usuários do aplicativo serão os primeiros a receber notificações para conhecer as novidades e garantir alguns dos produtos e coleções mais cobiçados da marca.
Veja algumas das vantagens do app da Nike
Conteúdos exclusivos
Além de proporcionar acesso a produtos, o Nike App oferecerá aos usuários os melhores conteúdos relacionados a diversos temas. Os usuários terão acesso a dicas de treino, saúde e bem-estar, campanhas e atletas. Segundo a marca, o aplicativo será uma fonte completa de informações e motivação para ajudar os usuários a alcançarem seus objetivos no esporte.
Acesso facilitado à experiência digital da Nike
O novo aplicativo Nike proporcionará aos usuários a melhor experiência digital da marca, diretamente em seus smartphones. Com apenas alguns toques, os usuários poderão explorar os produtos, receber atualizações sobre lançamentos, comprar itens exclusivos e acessar conteúdos relevantes para seu estilo de vida ativo. O aplicativo foi projetado para oferecer conveniência e acessibilidade, permitindo que os consumidores tenham a Nike sempre ao alcance das mãos.
Tardiamente ou não, o lançamento do app da Nike no Brasil assinala que a experiência do cliente continua sendo a força motriz para diminuir distâncias entre marcas e público. Contudo, estratégias de marketing ainda devem complementar o CX e andar lado a lado com as facilidades de um aplicativo. Pontos como o atendimento ao cliente, omnicanalidade, pós-venda e análises de feedback do consumidor, por exemplo, são imprescindíveis para que ferramentas como aplicativos de marca, sigam sendo relevantes na vida do consumidor.