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Negócios

R$ 92 bilhões É a expectativa de faturamento dos supermercados de São Paulo em 2014. Um aumento de 15,1% em relação a 2013. A expansão das lojas deve saltar de 16,2 mil para 17 mil R$ 827 bilhões É quanto o interior do Brasil consome por ano. De cada R$ 10 gastos no País, R$ 4 são fora das capitais e regiões metropolitanas. São 4,6 mil municípios que reúnem 94,3 milhões de habitantes

Em solo nacional

Os restaurantes Red Lobster, de frutos do mar, e Oliver Garden, de cozinha italiana, inauguraram suas primeiras lojas no Brasil, localizadas no Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos. A responsável pelo negócio é a International Meal Company (IMC), que fez um acordo com a Darden Restaurants, até então dona das redes. O principal foco de expansão da rede será em aeroportos; shopping centers estão sendo estudados. A Red Lobster tem 706 unidades nas seguintes regiões: Estados Unidos, Canadá, México, Japão e Oriente Médio e faturamento anual de US$ 2,7 bilhões. Olive Garden possui mais de 800 unidades.

Expansão

De olho nesse potencial de consumo, a Megamatte, focada em alimentação rápida e saudável, planeja abrir 25 novas lojas até o final do ano no interior de São Paulo e no Centro-Oeste, começando por Goiânia e Brasília, e planeja sua entrada no Nordeste. A rede aposta em franquias em instituições de ensino (já são quatro até o momento) e em microfranquias e conta com 109 unidades localizadas nos Estados do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Minas Gerais e do Paraná.

Parceria na rede

O Walmart.com anunciou parceria com a Saraiva para comercializar cerca de 1,5 milhão de produtos que integram o acervo de livros, CDs, DVDs e itens de papelaria da Saraiva. Com o acordo, toda a experiência de compra e serviço dos consumidores será realizada dentro da loja do Walmart. com; já a disponibilidade dos produtos e o processo logístico serão de responsabilidade da Saraiva. Com a parceria, o Walmart. com aumentou em 20 vezes o número de itens do seu portfólio.

Resultados

R$198,7 milhões foi o valor de ativos vendidos pela BR Malls no primeiro trimestre de 2014 As vendas fazem parte da estratégia da empresa de desfazer de negócios em que não possuem participação majoritária. No período, a BR Malls se desfez das participações no Shopping Metrô Tatuapé, Shopping Pátio Belém, Big Shopping e Ilha Plaza Shopping. As vendas totalizaram 16.600 metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL). No primeiro trimestre, a companhia alcançou o lucro líquido de R$ 53 milhões, apresentando queda de 9,5% em relação a 2012. A receita líquida teve alta de 11,2%, chegando a R$ 322 milhões.

Novos formatos

A francesa Fnac inaugurou sua 12ª loja no Brasil, no Aeroporto de Guarulhos, com um novo formato de loja, de 132 metros quadrados. Até então a rede contava apenas com megastores, de três mil metros quadrados. A expansão por meio de lojas menores é o novo foco da empresa, que também estuda copiar o modelo de franquia adotada na França, em 2012. O faturamento do grupo em 2013 foi de ? 3, 9 bilhões. No Brasil, alcançou o resultado de ? 197, 2 milhões.

2 brasileiras no ranking canadense de sustentabilidade

Natura e BRFoods foram as duas únicas empresas brasileiras (e da América Latina) no Índice Global 100, realizado pelo instituto canadense Corporate Knights Inc. Anualmente, a entidade premia as companhias que julga terem as práticas mais sustentáveis de atuação. Os 11 indicadores-chave são: energia, carbono, água, resíduos, desperdício, inovação, impostos pagos, diferença entre os salários do CEO e dos demais trabalhadores, segurança, rotatividade de funcionários e liderança.

US$ 200 milhões para energia limpa

Este é o valor de um empréstimo fechado pela Enel Green Power com a International Finance Corporation (IFC), membro do Banco Mundial, para um projeto de energia limpa no Nordeste brasileiro. O projeto terá duração de dez anos, período no qual a subsidiária Enel Brasil Participações vai atuar na construção de infraestrutura para geração de mais de 300 MW de energia eólica nos Estados da Bahia, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte.

Crescimento

A Multiplan, operadora de shopping centers, apresentou lucro líquido de R$ 82,2 milhões no primeiro trimestre de 2014, 16,8% a mais do que o obtido nos mesmos meses de 2013, de acordo com dados do balanço da companhia. O Ebitda (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) chegou a R$ 196,5 milhões, crescimento de 23,4%. A margem Ebitda atingiu 76,4%, alta de 5,1 pontos porcentuais. A receita líquida da Multiplan totalizou R$ 257,2milhões, expansão de 15,1%.

Quem é e como pensa o novo consumidor?

A E-Consulting foi estudar 2.365 consumidores para entender o perfil do que poderia ser chamado de consumidor 2.0. Abaixo, o saldo dessa investida:

  • 1. Está em mutação, mas prefere que digam que é evolução.
  • 2. Tem múltiplos chapéus: consumidor, cidadão, acionista, colaborador etc.
  • 3. Está sempre aberto à experimentação, muitas vezes é taxado de infiel por entrar na onda do efeito viral, mas pode voltar a ser fiel à empresa a qualquer momento.
  • 4. Engaja em redes e comunidades para trocar informações sobre marcas e produtos e também sobre pessoas, tendências, fofocas.
  • 5. É simpático ao conceito de gratuidade.
  • 6. Aproveita as realidades multimídia e multidevice que estão dentro das suas próprias possibilidades.
  • 7. Não é fixo à sua classe social e muito menos aos seus avatares. Não sente vergonha, mas conhece um pouco de engenharia social.
  • 8. ?Conheço? meus ?direitos? e ?defendo? meu ?ponto de vista?.
  • 9. Gera mídia e conteúdo, ampliando seu poder de atuação e influência. Às vezes, é chamado de celebridade por desejar cinco minutos de fama.
  • 10. Não liga para propaganda, mas valoriza a boa comunicação. Não tem problema em elogiar, recomendar, criticar, processar, tudo depende.
  • 11. Quer saber quais são seus valores e políticas, o que sua marca significa.
  • 12. Diz que é sustentável e que exige sustentabilidade da marca, mas na verdade precisa de um empurrãozinho.
  • 13. Mesmo sem necessariamente saber, se posiciona como principal acionista da empresa.
  • 14. Exige qualidade e uma relação valor?preço que lhe pareça justa.
  • 15. Interage e exige feedback qualificado e rápido em todos os canais que quiser e nos que a empresa deixar.

Novo aporte

A Netshoes, e-commerce de artigos esportivos, recebeu um novo aporte de investimentos, no valor de US$ 170 milhões, liderado pelo GIC, fundo soberano de Singapura. A rodada ainda contou com a participação do grupo de fundadores e dos atuais acionistas Tiger Global Management, Temasek Holdings, Iconiq Capital e Kaszek Ventures. O novo aporte reforçará a estrutura de capital da companhia. Em 2013, a empresa atingiu receita líquida de R$ 965 milhões, um incremento de 21% ante 2012.

R$ 28, 4 bilhões

Foi a venda de bens duráveis no primeiro trimestre de 2014. O crescimento foi de 24% em relação ao ano passado e foi impulsionado pela venda de eletroportáteis e celulares, segundo a consultoria GfK

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SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
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