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Natura tira lojas físicas do papel

Natura tira lojas físicas do papel

Segundo o presidente da empresa, Roberto Lima, consultoras serão as grandes protagonistas

Quando entrou na empresa de beleza Natura, em agosto de 2014, Roberto Lima logo quis saber quais eram os dados que a empresa tinha sobre os consumidores. Acostumado a lidar com uma imensidão de informações, após experiências em grandes empresas de telecom e de meios de pagamento, o executivo se surpreendeu ao perceber que a empresa que assumia não tinha aquela base de dados que esperava, uma vez que eram as consultoras que lidavam de maneira direta com o consumidor da marca.

Dedicidiu trabalhar com o que tinha e descobriu que grande parte das 1,5 milhão de consultoras que atuam no Brasil são empreendedoras. Juntou isso com a demanda de mercado e já começa a tirar do papel uma ideia antiga: abrir pontos de venda da marca. “Vamos entrar porque existe uma vontade do consumidor de ter um contato físico com a Natura e de conhecer os produtos. Para nós, é importante que isso aconteça para que ele crie o hábito de se dirigir às nossas consultoras ou ao online quando ele não quiser ir até uma loja”, disse à NOVAREJO em entrevista durante um evento sobre o setor que ocorreu nesta semana. “E pretendemos fazer isso com elas”, pontua.

A ideia, segundo o executivo, é aproveitar o potencial dos pontos já abertos por muitas consultoras e potencializá-los. “Vamos ajudá-las a ter sucesso, a transformar esses pontos de venda em algo mais formal, com cara de Natura”, revela. “A velocidade do projeto não será tão alta quanto a nossa ida para o online, mas vamos fazer”, afirma.

A loja, a que o executivo chama de pontos de experimentação, já tem identidade visual e já está em andamento. Sem dar muitos detalhes, Lima afirma que é só andar por aí e prestar atenção. “Mesmo em São Paulo, naquelas sobrelojas da Avenida Paulista, você já pode ver que está mudando a cara”, conta.

A investida da Natura em pontos físicos é esperada pelo mercado há algum tempo, principalmente quando a companhia adquiriu, em 2012, a rede Aesop, fabricante australiana de cosméticos que hoje conta com 98 lojas físicas em 14 países. E também após a abertura da loja-conceito em São Paulo, em 2012.

A expectativa ficou maior quando O Boticário, principal concorrente, reforçou os investimentos em venda direta, com a Eudora. O ex-presidente da empresa Alessandro Carlucci chegou a dizer, em 2013, que a companhia abriria uma rede pequena, de até 30 lojas. 

Com os pontos físicos, a marca quer completar a jornada de compra do consumidor, uma vez que a rede atua há três meses no e-commerce – canal por meio do qual a marca chegou a faturar R$ 1 milhão em uma semana. “A ideia é exatamente criar uma experiência omnichannel para que o consumidor possa ter contato com a marca através da consultora, do online e de pontos físicos de contatos”, afirma Lima.

Ainda não há prioridades geográficas e nem se a marca expandirá via franquias ou apenas pontos próprios. “Vamos deixar a coisa acontecer. Temos de começar pequeno, pensar grande e escalar rápido”, diz. Foram tantas idas e vindas até agora que é esperar para ver. 

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