O consumidor brasileiro está otimista com as compras de Natal. Pelo menos é o que indica uma pesquisa realizada pela Shopee, plataforma de comércio eletrônico. A Shopee consultou mais de 2 mil brasileiros de todas as regiões do País para entender o comportamento de compra para o Natal de 2022. O levantamento revelou a intenção de gasto médio de R$700 com os presentes e 70% deve comprar online.
Antecedência no radar do consumidor brasileiro
O estudo indica ainda que as buscas pelos mimos natalinos já começaram, já que metade dos respondentes planejam comprar algo com três semanas ou mais de antecedência e 25% deixarão para as duas semanas antes da data.
Metade dos entrevistados ainda não definiu quem irá presentear e qual será o presente. Entre aqueles que já sabem, 94% disseram que optarão por familiares, 31% vão escolher os amigos e 16%, o (a) parceiro (a). Entre as categorias de presentes de maior preferência estão brinquedos, roupas femininas e calçados.
Leia mais: Nada de hotel, viajantes querem imóveis de temporada
Além disso, 66% dos entrevistados afirmaram considerar importante o preço acessível e a boa relação de custo-benefício na hora de buscar opções. Quando questionados sobre as melhores formas de busca na hora da escolha, 44% disseram usar buscadores na internet como maior referência de ideias, enquanto 35% escolhem presentes em lojas recomendadas por terceiros.
“O gasto médio nos mostra que uma cesta maior e variada está no radar do consumidor: de lembrancinhas a presentes especiais, as pessoas vão buscar custo-benefício”, comenta Felipe Piringer, responsável pelo marketing da Shopee.
+ Notícias
Respeito no atendimento aos boomers vai muito além da humanização