/
/
“Não é momento para projetos básicos”

“Não é momento para projetos básicos”

Beth Furtado, especialista em marketing, fala sobre como o varejo pode captar a atenção do cliente

Em tempos de crise, a área de marketing das empresas pode ser uma das mais afetadas pelos cortes de custos. Mas isso não ocorre em empresas que têm estratégia para crescer com solidez, segundo Beth Furtado, especialista em marketing e sócia diretora da consultoria Alia, que está com presença confirmada no BR Week 2016 , maior congresso que debate os temas mais importantes para o varejo brasileiro, e que vai ocorrer em junho. “Em tempos difíceis, as empresas cortam custos. Neste contexto, os investimentos em marketing estão no topo da lista de cortes. O problema é que estes recursos têm como finalidade ativar o mercado e a marca”, explica.

É justamente essa área que pode fazer a diferença nos negócios, principalmente no varejo, segundo a especialista. “É um excelente momento para o varejista identificar táticas que no dia a dia deixou de lado ou não deu a devida atenção. Estas oportunidades podem estar no conceito da experiência de compra, na abordagem do mercado, na estratégia da campanha, nas táticas de mídia, enfim, este é um momento ideal para rever seus conceitos e experimentar”, acredita a especialista.

Leia também
Dez anos em dois

Agora, afirma, repetir as estratégias feitas até então não gerará resultados diferentes. “Um ano em que a cautela impera, requer iniciativa diferenciados. Não é momento para projetos básicos e sem força. Não é um ano para mimetizar a concorrência, atitude de proteção recorrente do varejo. Não é período para repetir fórmulas de sucesso gastas com medo de se aventurar em projetos criativos. Seu consumidor precisa de um estímulo especial, algo criativo, inovador e provocativo”, provoca.

Um ponto de atenção é sobre a importância do design e de toda a comunicação das marcas. Para a especialista, “experiência de compra não é um elemento arquitetônico”. “É um conjunto que contempla arquitetura, operações, processos, tecnologia, atendimento e todos integrados, embasados na estratégia do negócio, no conhecimento do público alvo e na Ciência do Consumo”, enfatiza.

Ela afirma que a atenção das marcas com a estratégia de comunicação deve estar totalmente alinhada ao propósito da marca – sem isso, cria-se uma comunicação que, no fim, não comunica. “O design é elemento essencial destes tempos hipermodernos. Com esta disseminação, as pessoas acostumaram-se a conviver com objetos e ambientes pessoais e comerciais estimulantes e inspiradores. Como o design segue princípios científicos embasados em aprendizados do comportamento humano e das artes, contribui para tornar a experiência de compras mais interessante e envolventes”, avalia. “A experiência deve refletir a proposta de valor”, diz.

Leia também
Na era da colaboração

Sim, em tempos de crise, apenas estratégias focadas em preço podem não funcionar de forma assertica. “O varejo costuma apoiar sua atratividade em preço, prazo e promoções. Em alguns casos estes elementos captam a atenção, muitas vezes de forma momentânea, ou seja não fidelizam”, afirma Beth. “Mas muitas vezes nem com apelo promocional consegue atrair o consumidor”, diz.

Agora, o importante para o setor é reafirmar sua proposta de valor e verificar se ela é suficientemente distinta, alinhada e comunicada com clareza. “Captar a atenção do consumidor está diretamente relacionado a oferecer uma proposta diferenciada, conectada com o comportamento de seu público. A proposta de valor da marca deve se fazer presente em todos os aspectos da experiência de compra. Muitas empresas copiam concorrentes em busca de seu sucesso. Se tudo é igual vale o menor preço”, analisa.

Leia também
?Inovação é ponto forte?, diz CEO do Giraffas

Serviço BR Week
O que: Congresso que debate os principais temas que impactam o varejo brasileiro.
Tema de 2016: “Varejo Orientado a Resultados”
Quando: 27 a 30 de junho
Onde: Hotel Transamérica, São Paulo
Mais informações: www.brweek.com.br ou pelo telefone 55 11 3125-2215

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]