Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como iremos namorar no futuro?

Como iremos namorar no futuro?

"As normas que definem o que é permitido e justo mudam o tempo todo e o mesmo acontece para o jeito que nós ganhamos o coração do outro"

A busca por parceiros românticos ou sexuais sempre fez parte da existência humana. Inúmeros livros, filmes, peças e músicas já foram escritos sobre as dificuldades de encontrar um amor, quão maravilhoso é quando ele acontece e a tragédia de não conquistar o seu amor.

No entanto, a maneira de encontrar aquela pessoa especial mudou ao longo dos anos e também mudou o que acontece quando há sucesso. É o caso de: casamento e fidelidade eterna, ou só uma boa transa aqui e agora? As normas que definem o que é permitido e justo mudam o tempo todo e o mesmo acontece para o jeito que nós mostramos nosso interesse e ganhamos o coração do outro.

A época em que se escrevia românticas cartas à mão em papéis perfumados há muito já se foi, bem como a prática de serenatas debaixo das sacadas, que já está fora de moda, eu acho. Nós desenvolvemos novos meios de comunicação e isso se reflete na nossa “caça” por amor. Hoje, o namoro via internet e mobile se tornou comum. E quais novos modos de namoro o futuro pode oferecer?

Softwares de reconhecimento facial melhoram sempre e, junto com a realidade aumentada, como, por exemplo, óculos inteligentes, logo será possível identificar estranhos que você conhecer na rua ou em eventos sociais. Informações sobre seus interesses poderão ser usadas para quebrar o gelo: “Olhando para você posso dizer que você é de capricórnio/um enólogo/fã de Star Wars”.

Talvez a identidade da pessoa possa estar ligada a críticas de ex-companheiros, para que você possa saber se ele/ela vale a pena. Nesse caso, como em qualquer outro tipo de crítica, você tem que ser cuidadoso com críticas falsas que elogiam demais o produto.

Mesmo agora, já temos softwares que são melhores do que pessoas no julgamento do humor de outras pessoas, ou mesmo em dizer se mente ou falam a verdade. Isso pode ajudar no tão difícil primeiro encontro no qual ambos tentam se vender e ganhar o outro com elogios mais ou menos sinceros. Por outro lado, um encontro também pode se tornar esquisito se você tiver que ficar checando o que o software diz – especialmente se o par sabe disso – portanto pode ser melhor concordar com um encontro livre de tecnologias. Então você poderá viver um pouco um sonho romântico, e evitar as feias verdades sobre mentiras e impulsos superficiais.

Os vestíveis são tendência – e esses dispositivos podem dizer muito sobre a saúde dos usuários. Nos encontros, eles também poderão dizer algo sobre a saúde do possível par, se ele permitir. Uma gota de sangue, por exemplo, pode dizer se seu par sofre de doenças infecciosas ou mesmo se vocês são compatíveis geneticamente, caso você queira ter filhos. Também pode ser revelado que vocês são parentes mais próximos do que imaginaram. Quem sabe, talvez a filha do vizinho é realmente sua meia-irmã? Pode ser bom saber disso antes de ficar estranho.

A realidade virtual também abre novas possibilidades. Por que se encontrar e fazer sexo com uma pessoa real quando é muito mais fácil fazer isso com um parceiro virtual perfeito? Seria excêntrico se a possibilidade fosse de que o parceiro realmente pode ser uma pessoa real. Você pode fazer amor com um programa, mas também pode ser outro humano que talvez se assemelhe a seu avatar perfeito, se eles forem sequer do mesmo sexo. Quem sabe, pode ser até que você descubra que trai o seu cônjuge com o avatar dele virtualmente?

Peter Kronstrom é head do CIFS
Crédito da foto: página do Facebook de Iron Man

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]