Diz um provérbio africano: ?Toda manhã, na África, a gazela acorda. Ela sabe que precisa correr mais rápido que o mais rápido dos leões para sobreviver. Toda manhã um leão acorda. Ele sabe que precisa correr mais rápido que a mais lenta das gazelas senão morrerá de fome. Não importa se você é um leão ou uma gazela. Quando o sol nascer, comece a correr?.
A metáfora é sempre válida no mundo do varejo, mas especialmente quando a gente atravessa uma crise. Depois de 17 anos como empresário no Brasil, dá para dizer que você é um pouco escolado em atravessar crises e dificuldades, e cada uma delas, sem dúvida, deixa um aprendizado.
O que vale para todas, no entanto, é que um período de crise é acima de tudo um tempo para refletir no que é possível melhorar, como atender melhor o cliente, de que maneira solucionar as novas demandas.
Na Chilli Beans, assim como no varejo em geral, a gente percebe os reflexos da crise, mas não fica parado ?sentindo?, e trabalha mais. Este será um ano, para nós, no qual investimos mais na motivação dos colaboradores, dando mais atenção à inovação e criando novas maneiras de fazer o mesmo por menos.
Em duas frentes, vale destacar. Uma delas é a questão de dissecar os custos, para ver onde é possível cortar, sem comprometer a qualidade. Aqui, de solicitações de motoboy a viagens do presidente, conseguimos ajustar o budget. A outra frente é que, não é porque estamos vigilantes nos custos, que vamos deixar de investir, no que sempre fez a diferença para marca.
Assim, ações de merchandising, patrocínio de shows e ativações de eventos, responsáveis pela evidência da empresa, continuam sendo pilares importantes para nos fortalecer a atravessar a nova crise.
A conclusão é: mantenha-se em movimento. Quando o sol nascer, comece a correr!
Caito Maia é presidente da Chilli Beans