Pesquisar
Close this search box.
/
/
Música para curar: app mede resposta do corpo aos sons

Música para curar: app mede resposta do corpo aos sons

Medidores biométricos ajudam cientistas a investigarem a resposta do corpo a músicas e, com isso, melhorar sintomas e doenças

Serviços como Pandora, Spotify e outros streamings de música tentam prever o que o usuário quer ouvir baseados nos seus gostos e no que é popular ao seu redor. Pessoas fazem playlists para determinados tipos de humor e atividades, malhar, hora de dormir, ir ao trabalho. Mas imagine se esses aplicativos fossem capazes de dizer exatamente qual música é melhor para manter o foco ou desacelerar os batimentos cardíacos após uma corrida? E se a tecnologia dissesse como a música afeta o seu corpo e sugerisse músicas para tratar alguns sintomas?

Essa é a ideia básica do The Sync Project, uma nova empresa, baseada em Boston, EUA. Sua missão, segundo o CEO e co-fundador  Alexis Kopikis, é ?descobrir se a música pode ser realmente usada como remédio?. Os efeitos da música na mente e no corpo são conhecidos informalmente, quem nunca apelou para um CD ou banda que influenciasse seu humor? No entanto, Kopikis diz que apenas agora a tecnologia nas indústrias de música e da saúde estão suficientemente avançadas para que essa pesquisa seja conduzida.

Atualmente o projeto funciona como uma plataforma online e mobile que associa serviços de streaming de músicas com monitores vestíveis para rastrear como a música interage com o corpo do usuário. Os dados coletados são compartilhados com cientistas que podem usá-los em suas pesquisas.

As informações que chegam por meio dessas plataformas são cruciais para os pesquisadores que querem analisar e entender os efeitos da música em um contexto real, é o que afirma Ketki Karanam, co-fundadora e head de inovação científica do The Sync Project.

?Há algumas pesquisas muito boas que indicam que a música tem potencial para trazer benefícios significativos para muitas condições de saúde, mas nem todos os estudos foram bem desenhados?, diz Ketki.  ?As avaliações do que a música faz no nosso corpo são baseadas em respostas subjetivas e adaptadas para serem mensuradas objetivamente e fisiologicamente. Essa foi a maior motivação para lançarmos o projeto e construir uma plataforma que permita todos os pesquisadores e clínicos a realizarem mais estudos, melhores e rastrear objetivamente o que a música faz sob diferentes contextos nos sistemas biológicos e apontar que as propriedades da música foram eficientes para diferentes condições?, completa.

The Sync Project foi lançado oficialmente durante o South by Southwest 2015. A plataforma ainda está sendo testada por um pequeno grupo de cientistas e pesquisadores, com planos de expandir o grupo e eventualmente torná-lo público. A ideia centrar, no entanto, é que um dispositivo biométrico, como o FitBit, rastreie coisas como passos dados, índice cardíaco e padrões de sono, para que o usuário conecte-se com o app do The Sync Project em seu celular, traga com músicas por meio de programas de streaming. Ao longo do dia, o app rastreará as músicas ouvidas e os dados biométricos no momento em que as músicas tocavam.

* Com informações do The Atlantic

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]