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É fato: O mundo está mais pet friendly

É fato: O mundo está mais pet friendly

Os pets deixaram de ser simples animais de estimação para se tornarem membros da família. E isso vem movimentando os hábitos de consumo e as ofertas no setor.

Raças variadas de cães passeando com guias estampadas nos shoppings, potes de água disponíveis nas portas das lanchonetes, até gatos andando de coleira nos parques… Esses cenários estão cada vez mais comuns e mostram que, nos últimos anos, o mundo ficou mais pet friendly.

A inclusão dos animais de estimação em espaços antes frequentados apenas por humanos e a explosão de produtos diversos destinados aos pets acompanham os dados do censo do Instituto Pet Brasil (IPB): o Brasil é o terceiro país em números de animais domésticos, com 149,6 milhões de pets. Um número que cresceu durante a pandemia de covid-19: a procura por adoção de animais aumentou 400% no primeiro semestre de 2020, segundo dados da União Internacional Protetora de Animais (UIPA).

Mais animais sendo bem cuidados em casa significa mudanças nos hábitos de consumo e, consequentemente, maior movimentação no mercado pet. Em 2022, o faturamento desse setor cresceu 16,4% em relação ao ano anterior, chegando aos R$60,2 bilhões, segundo dados do Instituto Pet Brasil (IPB). E, uma vez que os pets deixaram de ser apenas animais de estimação para se tornarem membros da família, novidades no mercado para atender a esse comportamento é o que não faltam.

Espaços pet friendly atraem consumidores

Há 18 anos trabalhando na Cobasi, um dos principais players do mercado pet, a Gerente de Marketing Daniela Bochi percebeu bem essa caminhada para um mundo pet friendly. “Quando olhamos para o mercado no início dos anos 1990 e 2000, a Cobasi era um dos únicos lugares em que se podia passear com os animais. Para nós, isso sempre foi comum, mas podemos falar em um mundo pet friendly apenas de uns oito anos pra cá, quando se tornou mais aceitável levar o animal para um shopping, restaurante ou parque. Inclusive, nós damos tutoria para estabelecimentos que querem virar pet friendly”, conta.

Uma mudança que também está sendo percebida, e com satisfação, pelos tutores. O designer Diego Dias, tutor de três cães de pequeno porte, conta que, há alguns anos, ia sempre aos mesmos poucos lugares que eram pet friendly e, hoje, praticamente qualquer lugar tem um espaço reservado para os animais de estimação.

“Agora que estou voltando a trabalhar presencialmente, eles acabam ficando bastante tempo sozinhos em casa. Por isso, sempre que posso sair com eles, eu priorizo, seja ir a um restaurante, uma volta em um parque, passeio no shopping, café da manhã na padaria… Se é um lugar que posso levar os cachorros comigo, é para lá que eu vou!”, diz.

Novas formações nos lares: pets viraram membros da família

Apesar de os espaços pet friendly serem algo recente, as novas formações familiares que incluem um animalzinho de estimação já existem há mais tempo. “Principalmente nos últimos 15 anos, nós vimos essa humanização do animal, tanto nos hábitos quanto nos consumos. As pessoas estão replicando alguns comportamentos do humano para o pet, como fazer festa de aniversário, bolo para o pet… Com essa relação de afeto cada vez mais intensa entre pet e tutor, é comum buscar produtos e serviços cada vez melhores para aquele que é considerado membro da família”, diz Daniela Bochi.

Enquanto os planos de ter filhos são adiados ou até mesmo cancelados pelas famílias, a adoção de pets vem para substituir o afeto e o cuidado. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos Para Animais de Estimação (Abinpet), há no Brasil 139,3 milhões de pets, o que nos torna o terceiro país com maior número de animais domésticos. A taxa de fecundidade, no entanto, caiu de seis filhos por mulher no final da década de 1960 para 1,7 hoje, número abaixo da média mundial de 2,4.

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Ser pet friendly é pensar no bem-estar

Entre as mudanças nos hábitos de consumo dos tutores estão a procura por alimentos mais nutritivos e cuidados preventivos com a saúde. E, para acompanhar essa transformação, diversos produtos vêm sendo lançados no mercado: de roupas de marcas conhecidas até ovos de Páscoa para os pets. Confira algumas tendências!

Telemedicina veterinária

Com o objetivo de democratizar o atendimento veterinário de qualidade, a Pet de TODOS, que oferece produtos e serviços a preços mais baixos que os do mercado (como consultas, medicamentos e banhos), agora oferece atendimento veterinário via telemedicina, em parceria com a Televets. O serviço está disponível para todos os assinantes da Pet de TODOS, com atendimento 24 horas por dia, por meio de texto, áudio ou vídeo e com início de atendimento em até cinco minutos. “Com a possibilidade dos atendimentos via telemedicina, nós quebramos a barreira geográfica e expandimos nossa atuação em solo brasileiro para chegar até às pessoas que mais precisam destes serviços, com muito mais acessibilidade e agilidade”, destaca o sócio da Pet de TODOS, Alexandre Veras.

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Moda para pets

Nos shoppings, já é comum encontrar lojas de roupas específicas para animais de estimação, com fantasias, roupinhas para casamento e coleiras estilosas. Entrando nessa tendência, a Reserva, marca de vestuário e lifestyle do Grupo AR&Co, e a Petlove lançaram juntas uma linha pet. A primeira coleção é a “Reserva para Cachorros”, que contém mais de 100 peças entre guias, coleiras, brinquedos e acessórios.

Segundo a CEO da Petlove, Talita Lacerda, a expectativa é que a linha seja ampliada para gatos. “Estamos sempre atentos às demandas e aos desejos dos nossos clientes, buscando parceiros estratégicos para crescer e impulsionar o nosso ecossistema, e a Reserva vem para somar nesse sentido. Teremos uma seleção premium de produtos, com tecnologias e design que priorizam, sempre, o bem-estar dos pets”, destaca.

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Petiscos divertidos e saudáveis

Entre as opções de petiscos feitos com ingredientes naturais, a Cobasi possui a marca própria Joy. Pensando na experiência do cliente no ponto de venda, no período de Páscoa foi montada na loja matriz uma parreira de ovos de Páscoa da marca Joy para cães, produzidos com carne. “Ter uma marca própria nos dá a liberdade de brincar e trazer temas diferentes para os produtos. Os tutores os usam para presentear os pets e se sentem lembrados”, salienta Daniela Bochi. Em 2022, a Cobasi lançou também o Biscoito Joy Cook Orgulho em comemoração ao Mês do Orgulho LGBTQIAP+, com embalagem de arco-íris e biscoitos coloridos.



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