Pesquisar
Close this search box.
/
/
Ovos de Páscoa de 2023: Caseiros, para pets ou em barra?

Ovos de Páscoa de 2023: Caseiros, para pets ou em barra?

As buscas por ovos de Páscoa em 2023 trazem novidades. Sem inovar, as empresas dificilmente terão um resultado excepcional neste feriado

Chegou a reta final da venda dos ovos de Páscoa para o varejo. E você, já fez suas compras para a data? No mês passado, nós, da Consumidor Moderno, alertamos: o preço dos ovos de Páscoa subiram, carregados, principalmente pela alta do chocolate e do leite. Como dissemos, à época, quem quiser fugir dos preços para lá de “salgados” vai precisar usar a criatividade.

O que já dá para observar é que, assim como no ano passado, está tendo um aumento na demanda por produtos caseiros. A Nubimetrics, plataforma que empodera os sellers com dados inteligentes, registrou o crescimento de 70% na procura por barras de chocolate, fôrmas, moldes de ovos de páscoa e pastas que servem de recheio. Fazer artesanalmente a lembrança para presentear a família, é uma saída para quem pretende economizar. Além disso, essa tendência é uma oportunidade para quem precisa aproveitar a data para fazer uma renda extra.

“Sempre indicamos para os os sellers que é preciso entender a demanda do que está em alta para comprar e vender bem, sempre com base em informações. Além disso, os títulos e anúncios criados contam muito para se sobressair entre a concorrência, principalmente na Páscoa, que é um período em que produtos específicos estão em alta”, explica Juliana Vital, Global Chief Revenue Officer da Nubimetrics.

A startup levantou números baseados em pesquisas em marketplaces e constatou que, já no início de 2023, a palavra-chave “chocolate barra” apareceu como uma das mais procuradas da categoria, tendo ganhado 31 posições, por exemplo. Aqui na Consumidor Moderno também fizemos uma pesquisa rápida por palavras-chave no Google e percebemos algumas outras tendências interessantes:

  1. As buscas com o assunto “Ovo de Páscoa” caíram em relação aos últimos 12 meses;
  2. Houve um aumento repentino nas buscas por “ovo de páscoa para cachorro”, mostrando a relevância dos produtos para pet;
  3. E  também houve um crescimento na procura por “receita de ovo de páscoa de colher”.

Claramente, o aumento de mais de 12% no preço do chocolate e de quase 30% no valor dos ovos de páscoa de marcas tradicionais, têm influência nesse cenário. A saída para muitas marcas foi investir em produtos diferenciados, lançamentos e em propaganda. Algumas usaram como estratégia diversificar os tipos de produtos voltados para a Páscoa. É o caso da Hershey’s, uma das maiores fabricantes de chocolate do mundo, que para 2023 decidiu investir mais em seu portfólio de barras.

Hershey's Coffee Creations

A marca lançou a edição limitada Merengue de Morango, para surpreender os consumidores com um sabor que está presente no cotidiano dos brasileiros, e aproveitou para reforçar a linha Hershey’s Coffee Creations, Special Dark e os sabores da linha regular: Ovomaltine e Cookie’s N Creme.

HERSHEYS_Merengue

A ideia é entregar inovação, variedade e novas experiências aos consumidores. Camila Ribeiro, Head de Marketing da Hershey para a América Latina, afirma que para a Páscoa, a fabricante lançou sabores exclusivos para os clientes. “Realizamos pesquisas, testes e análises para agradar diferentes públicos e paladares. A demanda do consumidor está muito relacionada à indulgência, e as barras têm um papel protagonista em atender a essa demanda. A variedade de sabores faz com que as barras atendam a um vasto grupo de consumidores e necessidades, como a nossa linha Hershey’s Coffee Creations ou nossos sabores icônicos de Ovomaltine e Cookies N Creme”, reforça.

Em pesquisa realizada pela Mindminers e encomendada pela Hershey, 69% dos consumidores que declararam intenção de compra de chocolate durante a Páscoa, alegaram que comprariam chocolates para si mesmo, reforçando o alto nível de consumo por indulgência. Essa alegação foi maior do que os consumidores que declararam comprar para presentear (abaixo de 67%).

“A Páscoa é uma data de muito simbolismo, e também uma ocasião de indulgência, onde os consumidores estão abertos para experimentar algo novo para presentear, e também para si mesmo. Por isso, é uma época perfeita para reforçarmos nossas inovações e entregar experiências aos nossos consumidores. Vemos que o consumo de chocolate vai muito além dos ovos de Páscoa, o que faz com que as inovações, como nossas edições limitadas, sejam muito alavancadas em vendas”, acredita a Head de Marketing da Hershey para a América Latina.

Ovos de Páscoa para Pets

Não podemos deixar de destacar o resultado da pesquisa feita pela Consumidor Moderno por palavras-chave, em que “ovo de páscoa para cachorro” aparece em destaque. Como a maioria das pessoas já sabe, os cães não podem comer chocolate. O produto é extremamente tóxico para os animais e pode ter consequências graves para a saúde dos bichinhos.

Acontece, que com a mudança do comportamento da população em relação aos pets, que são tratados hoje como membros da família, o mercado de produtos pensados exclusivamente para eles tem crescido no país. Já falamos aqui, por exemplo, sobre creches e hospedagens, que tratam os cachorrinhos com o mesmo cuidado e carinho que dedicariam a crianças. E não para por aí.

páscoa-pet-love

Os pets estão cada vez mais incluídos em datas comemorativas e nas listas de presentes. De olho nisso, as marcas passaram a desenvolver produtos para atender a essa demanda. No Natal, é fácil encontrar opções de panetone para cachorro. Na Páscoa, não seria diferente. Nada mais justo do que ter os “ovos de páscoa para cachorro”, que são feitos com ingredientes que os animais podem consumir, sem qualquer problema.

Ah, e tem mais. Os tutores também têm a opção de comprar ovos e produtos industrializados, vendidos em petshops, ou optar por opções artesanais. Muita gente está empreendendo nesse mercado e criando alternativas saudáveis e nutritivas para os cães, com formato e características que lembram os produtos para humanos, garantindo o simbolismo das datas.

ovo-páscoa-pet ovo-pet-colher WhatsApp Image 2023-04-03 at 15.10.15

Cristiane RWanderley é Pet Bakery (ou Chef de cozinha Pet) e proprietária da marca Mi Dolce Pet Chef. Ela é formada em marketing, trabalhava com eventos e viu a vida virar de cabeça para beixo na pandemia. Apaixonada por pets desde criança, surgiu a ideia de apostar para esse ramo. “O insight veio em uma conversa com a veterinária dos meus bichinhos, então comecei a estudar, juntar com o conhecimento que eu já tinha e não foi nada fácil. Escolhi trabalhar com produtos naturais e isso requer muito mais atenção, cuidado e boas práticas durante a produção para garantir um produto final de qualidade e seguro para o pet”, conta Cristiane.

Nessa Páscoa, o cardápio da Mi Dolce Pet Chef conta com ovos de Páscoa, ovos de colher, biscoitos, bolos e mini brownies. Tudo feito especialmente para os nossos amigos de quatro patas. Os ingredientes utilizados por Cristiane são farinhas integrais, óleo de coco, legumes, verduras, frutas, frango, carne bovina, vísceras e ovos. Os recheios e coberturas são feitos com iogurte natural, ricota, cream cheese, gelatina incolor, alfarroba e goma de tapioca. Também são usados corantes naturais como espinafre, beterraba, cúrcuma, pitaya, spirulina azul e tinta de Lula. Além disso, como uma boa Chef, Cristiane não deixa faltar os temperinhos como alecrim, orégano, salsa e tomilho.

“A relação afetiva e inclusiva entre tutor e pet sempre esteve presente, mas acho que a pandemia aflorou mais ainda esse sentimento. Se antes o pet já era considerado da família, agora se tornou indispensável em qualquer data comemorativa. Páscoa, Natal, aniversários…nada mais justo incluirmos quem está do nosso lado o ano inteiro, todos os dias”, analisa a PetBakery.


+Notícias

Principais marcas de chocolate já se adequam à nova regra de rotulagem de alimentos

Confira dicas de como escolher a melhor hospedagem para o seu pet

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]