/
/
Mulheres avançam no setor de tecnologia e se tornam mão de obra qualificada

Mulheres avançam no setor de tecnologia e se tornam mão de obra qualificada

De acordo com os dados do IBGE, apenas 20% dos profissionais no segmento pertencem ao gênero feminino

Ainda que a força de trabalho das mulheres tenha crescido de forma considerável ao longo dos anos, há uma lacuna em determinadas profissões que ainda não é preenchida por essas profissionais, um reflexo muito cultural e que segue na previsão de mudar. Entre eles, um dos mais importantes — e também, veja que ironia, com maior falta de mão de obra qualificada — é o setor de tecnologia.

E essa falta de qualificação, vale destacar, não é exatamente preenchida com profissionais diversos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), somente 20% da força de trabalho em tecnologia é provinda de mulheres, mas essa porcentagem, que corresponde a uma amostragem de 2019, deve mudar em breve.

Leia mais: Mulheres na liderança: o longo caminho do gênero mais eficiente em startups

Para se ter ideia, nos últimos cinco anos, a atuação feminina no setor saiu de 27,9 mil para 44,5 mil em 2019, um crescimento de 60%, como mostram os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). E, ainda assim, a quantidade não é páreo para suprir a quantidade de vagas abertas no mercado.

Uma lacuna que as mulheres têm preenchido aos poucos

tecnologia
Fonte: Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged)

Embora haja uma crescente qualificação, é importante destacar que o próprio esforço do mercado também tem o objetivo de trazer mais mulheres ao segmento, além de preencher o espaço deixado pela fuga de cérebros no Brasil — que ocorre quando profissionais de tecnologia optam por vagas no exterior e, consequentemente, deixam uma falta de mão de obra qualificada no País.

Uma das empresas que tem qualificado uma série de trabalhadoras é a Digital Innovationm One (DIO), que já capacitou mais de 210 mil mulheres e pretende, até o final de 2022, dar oportunidade a outras 280 mil profissionais.
“As oportunidades para mulheres na tecnologia são muitas. Trabalhamos para que a inclusão delas no mercado tech seja democrática e aconteça mais rápido do que o esperado”, afirma o CEO da DIO, Iglá Generoso.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente 

Essa qualificação acaba sendo fundamental já que a quantidade de vagas abertas para a área de Tecnologia da Informação (TI) é imensa. Como mostra a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), até 2024, estima-se uma lacuna de 270 mil profissionais de TI, que culminarão em uma perda de receita que gira em torno dos R$ 167 bilhões.

“A área de TI e Tecnologia em geral se destaca entre as que as mulheres vêm conquistando cada vez mais espaço, junto com o Marketing Digital, em funções como Gestão de Tráfego e Design. Mas, sem dúvida, ainda é preciso abrir muito mais oportunidades para elas, por isso, qualificar as mulheres é fundamental”, explica Gisele Miranda, mentora em Carreira & Liderança Feminina.

Onde elas estão na tecnologia?

Fonte: IBGE

Outro ponto de destaque, explicado por Miranda, é o local de atuação que as mulheres entram dentro do setor de tecnologia. Surpreendentemente, e em especial para cargos de gestão, ela aponta a Indústria e a Automobilística, segmentos tradicionalmente preenchidos por homem.

“São segmentos mais conservadores, em que as mudanças ocorrem de forma mais lenta. Mas o principal é que as empresas e outros players promovam iniciativas voltadas para o público feminino, para que as disparidades gradativamente diminuam”, acrescenta Gisele.

Leia mais: 2022 deve ser ano revolucionário para as mulheres no empreendedorismo

Para os próximos anos, é bem provável que esse incentivo a qualificação feminina fique ainda maior, com áreas dentro das próprias empresas para proporcionar mais estudo e profissionalização. Além disso, com o avanço da luta pela equidade de gênero, é ainda mais provável que novas mulheres se interessem pelo segmento.


+ Notícias

Por que temos poucas CEO mulheres em tecnologia?

O que está por trás das melhores empresas para as mulheres trabalharem? 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]