Pesquisar
Close this search box.
/
/
Mulheres no poder: Tão perto e tão longe. Por quê?

Mulheres no poder: Tão perto e tão longe. Por quê?

CFO da Full Time detalha o papel da mulher no mercado de trabalho e destaca que, nos negócios, a liderança feminina tem ganhado espaço gradualmente

O tema mulheres no poder sempre nos rende alguns pensamentos e reflexões importantes. Dentro deste contexto, vale a pena abordar algumas questões que estimulem o assunto, tais como: Qual nosso papel como líderes dentro das empresas? Ou ainda, qual o impacto da nova geração de mulheres no mercado de trabalho? Ou, enquanto consumidoras, qual nossa importância e como será o futuro da liderança feminina para os próximos anos?

As mulheres estão hoje alçando cada vez mais espaços, antes preenchidos exclusivamente por homens, como as áreas de ciência e tecnologia. Uma pesquisa recente da consultoria Grant Thornto, mostrou que em 2019, por exemplo, as mulheres no Brasil ocupavam 25% dos cargos de gestão. Hoje são 38%, acima da média da América Latina (35%). Porém, são percentuais ainda inferiores a países como África do Sul (42%) e Turquia (40%). E um dos passos que nos ajuda a aumentar nossa presença no mercado de trabalho é estimular o crescimento do empreendedorismo feminino, pois ele representa um maior poder financeiro sendo dado às mulheres e quando isso ocorre, a economia cresce de uma forma mais sustentável e organizada.

Leia mais:
Maioria minorizada: o impacto das mulheres nos negócios

Nosso poder está na nossa habilidade de ser multitarefas, ou seja, conseguimos pensar tudo junto e misturado e com isso há o surgimento de ideias novas o tempo todo, o que é muito importante para o empreendedorismo.

A mulher empreendedora gera emprego, faz a roda da economia girar e traz ao mercado consumidor uma maior sensibilidade, valorizando a comercialização de produtos que seguem regras de sustentabilidade ambiental, de segurança e do trabalho legalizado, por exemplo. E o mercado já entende que esta mulher empreendedora se torna também consumidora. Já é percebido que o poder da decisão da contratação de um serviço ou da compra de um produto está cada vez mais nas mãos de nós mulheres.

É claro que isso não é uma regra, porém o aumento gradual da oferta de produtos e serviços voltados ao público feminino mostra que esta é uma tendência muito associada ao empoderamento econômico das mulheres, que vem conquistando espaços maiores progressivamente.

Leia mais:
Diversidade faz bem para o negócio e para a sociedade

Já no que diz respeito a mulher de negócios, esta é uma posição que vem sendo valorizada e aumentada, não ainda na velocidade que gostaríamos, porém já se apresenta com um enorme potencial para as companhias que desejam se posicionar de forma positiva no mercado, auxiliando na consolidação das marcas.

É essencial ter cada vez mais voz e oportunidades e que as mulheres recebam o apoio de todo tipo de entidade, de modo que continuem a ajudar na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, com menos machismo e mais oportunidades.

Na Full Time, a presença feminina é muito forte, cerca de 70% do nosso quadro de colaboradores é composto por mulheres. Além disso, a presidente da empresa é uma mulher, que valoriza as mulheres e dá voz as outras para que alcancem os seus postos da forma que desejam.

Conheça o Mundo do CX

A partir do momento que mulheres começam a integrar o quadro de gestão, ganham a oportunidade de também dar voz a àquelas que estão em outros cargos. Assim, cria-se uma cadeia de bem-estar, no qual a inclusão se torna cada vez maior, o clima organizacional é mais positivo e o posicionamento da empresa é mais bem-visto pelo mercado.

E sobre o futuro da nossa liderança, temos atuado para aumentar cada vez mais a participação das mulheres no ambiente de trabalho, no mercado consumidor e no empreendedorismo, pois estes segmentos são essenciais para tornar a nossa atuação mais efetiva e concreta para os próximos anos.

Cristiane Nascimento é CFO da Full Time 



+ NOTÍCIAS
ConectCar tem novo CEO e aposta em Free Flow nos pedágios

Experiência de saúde: CX está na cultura do Einstein e ganha novas ferramentas

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]