A ConectCar, empresa de meio de pagamento automático de mobilidade, tem Eduardo Vasconcelos (Vasco) como o novo CEO. O executivo conta com a confiança dos acionistas, Itaú-Unibanco e Porto, além de grande experiência de mercado e uma sólida vivência dentro da ConectCar. A Consumidor Moderno conversou com Vasco sobre os principais projetos para este primeiro ano nas operações, os desafios para inovar e oferecer uma jornada do cliente fluida e leve.
“Estou me sentindo muito bem, já estou na ConectCar há 3 anos e meio como CTO, e depois assumi o varejo. Esse caminho foi natural, com a aposentadoria do Felix Cardamone, e decidimos que poderia assumir essa cadeira”, revela Vasco, que tem sido uma das peças fundamentais para a transformação e o fortalecimento da marca no segmento de meios de pagamento.
Uma das inovações que chegam na ConectCar junto com um novo CEO é o início das operações Free Flow e o lançamento de novos produtos. A operação começou em três pontos da BR 101, e o objetivo é expandi-la gradualmente.
Free Flow vai tornar viagens mais ágeis
O Free Flow usa uma tecnologia capaz de identificar e tarifar veículos nas estradas sem precisar parar ou reduzir a velocidade para a cobrança da tarifa nos pedágios, diminuindo o tempo das viagens, tanto de veículos leves quanto de pesados.
Uma das maiores vantagens da nova forma de pedágio é a maior fluidez do trânsito: os veículos não precisarão parar ou diminuir a velocidade para passar pelas praças de pedágio. No Free Flow, o motorista poderá manter a velocidade máxima permitida na via. O motorista que pode levar horas em filas de pedágio, especialmente em feriados prolongados ou próximos às festas de fim de ano, pode passar direto pelos pórticos com o Free Flow.
“A ideia é continuar pisando no acelerador, porque as oportunidades são bem grandes”
Com o novo sistema de pedágio, os clientes que possuem uma tag terão a comodidade de a cobrança ser lançada automaticamente no extrato do adesivo, e nunca mais vão precisar se preocupar com o trâmite de pagamento. Quem não tem uma tag de pagamento automático deve fazer o pós-pagamento em canais digitais disponibilizados pela concessionária, como site, aplicativo e chatbot, e terão de pesquisar as regras adotadas pela concessionária da rodovia.
Descontos especiais
Válido para todas as categorias de veículos, quem efetuar o pagamento por meio da tag – de todas as empresas que oferecem esse serviço, terá automaticamente redução de 5% no valor cobrado por tarifa. Para os veículos de passeio, o desconto é progressivo, a partir da segunda passagem no mesmo pórtico dentro do mesmo mês e na mesma direção, podendo chegar a até 70% de desconto sobre a tarifa padrão.
“O Free Flow é uma tendência e o aumento na procura por soluções de pagamento automático, como as que oferecemos na ConectCar, deve acontecer de forma orgânica”, afirma Vasco. “Apoiamos todo e qualquer movimento que beneficie o consumidor e a mobilidade de forma geral, e o sistema vai trazer justamente isso aos motoristas, além de diminuir o impacto dos pedágios no meio ambiente”.
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O atendimento se traduz na experiência ou é ela quem o cria e alimenta?
Consumidor Moderno – Quais são as metas e desafios para este ano?
Eduardo Vasconcelos – Temos grandes desafios, de continuar o crescimento da companhia. A ideia é continuar pisando no acelerador, porque as oportunidades são bem grandes. A gente vem crescendo a 50% nos últimos anos, e queremos continuar nesse ritmo de crescimento forte com o B2C e os planos de White Label que oferecemos para os nossos parceiros de negócio, além das oportunidades que o mercado vem apresentando, como o próprio Free Flow.
CM – White Label e Free Flow são os focos para esse ano?
Vasco – Nossa plataforma de White Label vem se mostrando muito aderente ao mercado. Acreditamentos fortemente que podemos expandir novas parcerias B2B2C, como as que já temos com a Porto, Localiza, Mercado Pago. Esse é um dos nossos pilares, é uma plataforma totalmente plug and play em que conseguimos fazer com que a jornada do cliente seja a do nosso parceiro.
A gente não tem apego que seja a nossa jornada, mas que possa ser a mais aderente possível ao que o parceiro já tem de jornada com o cliente dele. É uma plataforma super robusta, segura, escalável e tem um big time de implantação muito bom.
“No fim do dia, um dos maiores benefícios que as pessoas têm hoje é o tempo”
Outro pilar da ConectCar é o B2C, a venda direta ao consumidor. Temos um produto com a melhor mensalidade do mercado. E acreditamos que o Free Flow terá uma demanda natural de expansão. Hoje, de cada dez passagens, seis já são feitas dessa forma. Nosso grande objetivo é democratizar esse serviço cada vez mais. Porque no fim do dia, um dos maiores benefícios que as pessoas têm hoje é o tempo. De não parar em uma fila de pedágio ou de shopping para pagar.
Claro que ainda as pessoas ainda conhecem pouco esse produto. O Free Flow, além de ter uma tarifa que julgamos justa aqui da nossa parte, tem descontos para o usuário frequente, que é o DBT (desconto básico de tag) e o DUF (desconto para usuários frequentes). Queremos cada vez mais entregar mais valor para mais pessoas.
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CM – Falando dessas dessas features que a ConectCar está oferecendo, como vocês estão desenvolvendo essa jornada do cliente?
Vasco – Sentíamos falta, e para mim foi muito relevante ter um RP próprio. Isso nos ajuda a ter mais mobilidade para criar novos serviços e produtos pro mercado. Também nossa plataforma, nosso leque de dados, segmentamos para transformar em informação de qualidade e individualizado.
Com isso entendemos que somos capazes de fato de segmentar muito mais nossa atuação, personalizar muito mais para cada cliente e entregar o melhor produto possível na ponta.
Assim, agora temos o plano completo, com maiores capacidades de uso, e o plano básico, para quem não quer pagar nenhuma mensalidade. Percebemos uma boa penetração dele no mercado também. Estamos trabalhando forte essas ideias para lançar novos produtos agora, com essas capacidades novas.
CM – Quais as estratégias que a ConectCar usa para medir o NPS e aprimorar a satisfação do cliente?
Vasco – Nosso NPS gira na faixa de 60 a 70%. È um bom ponto, porque temos dois acionistas gigantes, Itaú e Porto, que tem isso na veia, a qualidade para o cliente é um valor muito forte. E este item para nós não é negociável. Eles não aceitam nada que não seja muito bom em NPS. Estamos trabalhando forte para melhorar ainda mais isso.
Sentimos que estamos em um nível superbom, mas ainda tem oportunidade de melhoria. Cada vez mais trabalhamos em antecipar qualquer tipo de ocorrência que o cliente possa vir a ter, com uma monitoração muito mais proativa.
Vemos uma dificuldade hoje, mas já estamos implantando e vendo alguns benefícios, diminuindo o problema que o cliente tem na cancela. O maior problema no final do dia é quando alguém não consegue passar na cancela.
Também temos trabalhado muito no atendimento para que os clientes que tiverem algum tipo de dificuldade consigam falar de uma forma mais digitalizada, que não precise de uma interação ou esperar em uma fila de atendimento, mas também mantendo o atendimento humano, porque vemos que as pessoas, de fato, querem conversar e resolver seu problema.
Um dos nossos orgulhos é perceber que estamos trabalhando forte nisso e tendo reconhecimento, como ter ganhado o prêmio de meio de pagamento de mobilidade da Consumidor Moderno no ano passado.
“Cada vez mais trabalhamos em antecipar qualquer tipo de ocorrência
que o cliente possa vir a ter, com uma monitoração muito mais proativa”
CM – Você citou dois grandes acionistas, dois players que são referência em suas áreas. Quais são os principais aspectos de cultura corporativa, do propósito, da missão, que a ConectCar carrega?
Vasco – Primeiro, e talvez o maior deles, o foco na qualidade da entrega do serviço para o cliente. Até porque além de acionistas, Porto e Itaú são nossos clientes. A gente tem sinergias muito forte de oferecer produtos e serviços deles em nossa plataforma.
Temos plataformas, planos de marketing muito alinhados. A gente trabalha muito junto. Temos autonomia total aqui na ConectCar, mas trabalhamos muito próximo dos dois, e muito engajados, com o NPS, com resultados, com crescimento de base dos dois, como nosso crescimento de base. Esse alinhamento é super bem-vindo, e estamos começando a ganhar relevância com o tamanho de base do serviço que a gente entrega, de qualidade para nossos clientes e os clientes deles.
CM – Em relação à inovação, como a ConectCar desenvolve produtos e usabilidade?
Vasco – Está no nosso DNA. No ano passado, junto com o Cubo, fundou o Hub Smart Mobility. O Cubo é o maior ecossistema de inovação no Brasil e junto com alguns parceiros criamos o hub de mobilidade, uma estrutura específica para tratar este assunto. Hoje ele já tem parceiros e patrocinadores muito grandes, a TIM, B3, Jaguar, Land Rover, para citar alguns, e já temos 16 startups conectadas nesse ecossistema em que tratamos de oportunidades de novos negócios.
A ConectCar é uma empresa muito associativa, é muito bom ter essas startups, cada uma em seu segmento, trabalhando naquilo em que são especialistas e trazendo essas oportunidades para nós. É também uma cultura interna, precisamos ser transparentes pro cliente. Ele precisa usar o nosso serviço de uma forma em que ele não precise pôr a mão no bolso para ver o que está acontecendo.
“A ConectCar é uma empresa muito associativa, é muito bom ter essas startups, cada uma em seu segmento, trabalhando naquilo em que são especialistas e trazendo essas oportunidades para nós”
Estamos evoluindo com isso no dia a dia, nos últimos três anos e meio viemos passando por uma transformação e evolução de um trabalho com primeiro, pessoas incríveis, e trabalhando com um modelo de trabalho focado em business agility, muito mais do que em desenvolvimento ágil.
No business nós, toda empresa, estamos focados, dentro de um produto ou serviço. E isso tem feito com que tenhamos a capacidade de ouvir o cliente muito rápido e de reagir muito rápido, independentemente de qual área. O problema toca no atendimento e muito rapidamente chega na squad do produto para que corrigir ou ajustar.
Essa velocidade que a ConectCar vem trabalhando e evoluindo nos últimos três anos trazem muito dessas oportunidades de entrega de valor para o cliente e de inovação, porque as squads são autônoms e podem priorizar seus assuntos, testar, validar, e está tudo bem. A gente aceita isso porque sabe que alguma inovação ou um resultado diferente vão acontecer.
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